Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para deslizamentos de terra na Grande BH

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn: chuva ao por do sol

3 min de leitura

Oferecido por

 

A forte frente fria que avançou sobre a Região Sudeste no primeiro fim de semana de fevereiro de 2021 estimulou uma grande convergência de umidade sobre Minas Gerais. Isto fez com que grandes e persistentes áreas de instabilidade se formassem provocando chuva volumosa e generalizada.

 

Várias regiões mineiras acumularam mais de 200 mm de chuva em apenas 4 dias, o que representa a maior parte do volume de chuva médio normal para o mês de fevereiro.  No caso de Belo Horizonte, a média Climatológica de precipitação para fevereiro é de 181,4 mm. Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 9 horas do dia 4 e 9 horas de 8 de fevereiro de 2021, a estação meteorológica de Santo Agostinho, na região centro-sul da capital mineira, acumulou 218,9 mm de chuva. Mas deste total, 122,4 mm caíram entre os dias 7 e 8 de fevereiro. Em fevereiro de 2020 choveu 391,8 mm

 

Atenção para deslizamentos de terra na Grande BH

A chuva caiu forte nos últimos dias sobre muitas áreas da Grande Belo Horizonte, suficiente para deixar o solo encharcado em várias regiões. A situação agora é de atenção total ao longo desta semana, pois há previsão de chuva ainda. Embora a tendência seja de diminuição da frequência das pancadas, com o grande volume de água já acumulado no solo, mesmo uma chuva moderada poderá desencadear um desmoronamento. 

 

A população das áreas de risco deve redobrar a atenção com qualquer movimentação de terra ou aparecimento de trincas. Peça ajuda à defesa civil!

 

 

Chuva volumosa em MG

O mapa mostra a precipitação média para fevereiro em Minas Gerais, segundo cálculos do INMET para o período de 1981 a 2010.

 

Climatologia de precipitação para fevereiro em MG (INMET 1981-2010)

 

Total de precipitação acumulada em 4 dias, segundo o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

 

Chuva volumosa em MG - acumulado entre 4 e 8 de fevereiro de 2021 (Cemaden)

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias