Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporal em Goiânia deixa 131 mm em 6 horas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Goiânia (GO), Danilo Godoy: raios

3 min de leitura

Oferecido por

Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre a região de Goiânia no fim da noite da quinta-feira, 11 de fevereiro, e provocaram um volume de chuva impressionante. No total de 6 horas, a estação meteorológica automática de Goiânia, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia acumulou 131,2 mm! 

 

A média de chuva para Goiânia em fevereiro  é de 222 mm, aproximadamente, de acordo com o INMET. Então, em 6 horas choveu um pouco mais do que a metade da média de chuva para todo o mês.

É muita chuva em tão pouco tempo e praticamente toda a água caiu concentrada em 2 horas, entre 21 horas e 23 horas, num total de aproximadamente 105 mm. 

 

Nuvens carregadas

A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostra o crescimento das nuvens carregadas sobre Goiânia. As nuvens com maior potencial para temporais aparecem em vermelho e amarelo. Note que muitas nuvens deste tipo crescem sobre Mato Grosso.

 

Goiânia_temporal_11-2-2021

Nuvens carregadas se formam sobre Goiânia e provocam temporais

 

 

O poder da reciclagem que o Brasil ainda ignora

 

Mais chuva sobre o Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste do Brasil será beneficiada com muita chuva nos próximos dias. Pelo menos até a terça-feira de Carnaval, ventos quentes e úmidos vindos das regiões tropicais estarão direcionados para o Centro-Oeste. Isto vai manter a atmosfera bastante úmida e favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região.

A estimativa do modelo numérico de precipitação GFS é de 60 mm a 100 mm de chuva de forma geral para Goiás e Mato Grosso, mas em pequenas áreas pode chover de 100 a 150 mm, no período de 12 a 16 de fevereiro de 2021

A região do Distrito Federal poderá receber de 80 a 100 mm

 

Os temporais podem ocorrer em diversas áreas de todo Centro-Oeste. Goiânia e as capitais da Região ficam sujeitas a fortes pancadas de chuva.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias