Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grandes mudanças na chuva da 2ª quinzena de fevereiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Betim (MG), por Adriana Batista: temporal

8 min de leitura

Oferecido por

Foto: Betim (MG), por Adriana Batista

 

Alterações da temperatura do Pacífico Sul e do Atlântico Sul trazem importantes mudanças no caminho da chuva sobre o Brasil na segunda quinzena de fevereiro

Uma das principais mudanças é o esfriamento do Atlântico Sul na costa do Sul do Brasil, que está ocorrendo mais cedo do que o esperado. Isto interfere no modo como as frentes frias vão passar sobre a Região Sul, o que influencia na forma e na quantidade de chuva. 

 

A previsão é de as frentes frias passem mais deslocadas para o oceano e assim tenham menos influência sobre o interior da Região. Com frentes frias mais oceânicas do que continentais, menos áreas de chuva tendem a se formar sobre o interior da Região Sul.

 

Outro fator climático que afeta o deslocamento das frentes frias que saem é da Antártica para a América do Sul, e podem ou não chegar ao Brasil, é a chamada AAO - Oscilação Antártica. Este índice está na fase positiva, o que é desfavorável ao avanço de frentes frias sobre a América do Sul. Com menos frentes frias disponíveis para chegar ao Brasil, menos áreas de instabilidade tendem a se formar sobre a Região Sul

 

 

Pouca chuva no Sul do BR

O Sul do Brasil será bastante afetado por estas mudanças de temperatura dos oceanos e índices climáticos. Depois de um janeiro com chuva farta, em que praticamente toda a Região acumulou volumes de chuva acima da média Climatológica, fevereiro deve terminar de forma oposta. A segunda quinzena de fevereiro deve ser marcada por chuva bastante irregular sobre os três estados. Com poucas frentes frias e também sem sistemas de baixa pressão atmosférica para espalhar a chuva, como ocorreu em janeiro, fevereiro vai terminar com grande deficiência de chuva sobre a Região Sul do Brasil. 

 

Com a falta de chuva e um ar mais seco do que o normal para esta época do ano, o Sul do Brasil fica mais quente do que deveria no decorrer de fevereiro. Porém, a expectativa para março de 2021 é de que ocorram novas mudanças na circulação de  ventos sobre a América do Sul, que vão favorecer o retorno da chuva sobre o Sul do Brasil. As condições para chuva aumentam em todos os estados. 

 

Pouca chuva para SP

As previsões para o estado de São Paulo não são animadoras. Janeiro terminou com menos chuva do que o normal na maioria das áreas do estado. Mas a agricultura não foi muito afetada, pois as pancadas de chuva ocorreram com certa regularidade ao longo do mês. Porém, espacialmente a chuva foi bastante irregular.

 

Apesar dos temporais que já ocorreram na primeira quinzena de fevereiro, inclusive na capital e Grande São Paulo, a irregularidade da chuva vai continuar grande no restante do mês. O estado de São Paulo terá pancadas de chuva até o fim de fevereiro, não é um tempo completamente seco, mas não poderá contar com as áreas de instabilidade prolongadas de uma ZCAS, por exemplo.

 

As frentes frias que chegarem ao Brasil na segunda quinzena de fevereiro, e devem ser poucas, vão passar rapidamente pelo estado, o que desfavorece a permanência e formação de áreas de chuva sobre o estado.

 

 

Formação de ZCAS

Considera-se a formação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A circulação de ventos sobre o Brasil já está organizando o canal de umidade do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste, porém, o eixo central de maior instabilidade deste sistema deve se posicionar ao norte da Região Sudeste. A expectativa é que a convergência de umidade (e portanto a maior atividade chuvosa) fique entre o norte de Mato Grosso, o Pará, Tocantins, centro-norte de Goiás, Distrito Federal, centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. O estado de São Paulo e áreas como o Sul de Minas e o centro-sul do Rio De Janeiro não devem sentir a chuva volumosa deste sistema.

 

A previsão é que fevereiro termine com chuva abaixo da média no estado de São Paulo, de forma geral, e também na maioria das áreas do Sul de Minas e do centro-sul do Rio de Janeiro. As outras áreas da Região Sudeste devem terminar fevereiro com volume de chuva acima da média climatológica para o mês. 

 

No caso da Região Centro-Oeste, a formação deste episódio de ZCAS, ou a simples intensificação de uma canal de umidade ao norte da região vai estimular mais chuva na segunda quinzena de fevereiro para grande parte de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal, que sentiram a falta e irregularidade da chuva no mês de janeiro. 

 

Embora não influenciado diretamente por este canal de umidade, o Mato Grosso do Sul continua tendo chuva com certa regularidade e fevereiro deve terminar com chuva dentro ou um pouco acima da média.

 

ZCIT se intensifica no Nordeste

Outra importante mudança no decorrer do mês de fevereiro é a intensificação da Zona de Convergência Intertropical na  costa norte do Brasil, que faz a chuva aumentar sobre o norte do Nordeste (região entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão) e sobre parte da Região Norte.

 

O deslocamento da ZCIT em direção à costa norte do Brasil  já começou a ser percebido esta semana e a previsão é de que este sistema  continue ativo no decorrer da segunda quinzena de fevereiro, trazendo chuva para o norte do Nordeste, Amapá, Pará e Tocantins. 

 

A maioria das áreas do Norte e do Nordeste do Brasil devem terminar fevereiro com chuva acima da média. O norte do Amazonas, Roraima, Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia, incluindo do Recôncavo, devem fechar o mês com menos chuva do que a média.

 

Para março, vale o alerta de que as condições atmosféricas e oceânicas não devem favorecer grande atividade da ZCIT sobre o norte do Nordeste e do Norte do Brasil. Assim, março, que é o pico do período chuvoso, terá menos chuva do que o normal.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias