Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de temporal aumenta no Sul do Brasil nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Mário Ziliotto, Florianópolis (SC)

3 min de leitura

Oferecido por

Foto de Mário Ziliotto, Florianópolis (SC)

 

O avanço de uma frente fria vai aumentar as condições de chuva no Sul do Brasil ao longo desta semana. Há condições para temporais em áreas dos três estados.

 

A segunda-feira ainda vai ser um dia de bastante sol na Região Sul do Brasil. As temperaturas seguem altas e a sensação é de calor. As pancadas de chuva retornam a partir da tarde de forma isolada, mas já pode chover com moderada a forte intensidade e com raios no leste gaúcho, centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná. As três capitais já podem ter chuva na segunda.

 

Apenas as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e o norte e noroeste do Paraná que ainda seguem mais secos. 

 

Frente fria avança 

Na terça-feira a intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica e o avanço de uma nova frente fria, vão reforçar a instabilidade no Rio Grande do Sul. A tendência é de um dia com mais nebulosidade e com chuva a qualquer hora no estado. Há risco para temporais, com raios e rajadas de vento. À noite a chuva a chuva chega forte também no sul e oeste de Santa Catarina.


As demais áreas do Sul continuam com sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite.

 

Chuva se espalha mais

Na quarta-feira a frente fria avança mais pela Região e provoca chuva forte e volumosa no Planalto e Serra do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Tem risco para temporais em todas as áreas, mas principalmente no centro-leste de Santa Catarina, incluindo capital e o Vale do Itajaí, que os maiores volumes são previstos.

 

Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, no centro-sul do estado, ainda pode chover em alguns pontos, mas a chuva já diminui bastante. Porto Alegre já  fica com o tempo firme.

 

Entre quinta e sexta-feira a tendência é de céu mais nublado e chuva  frequente no litoral do Paraná e no Vale do Itajaí. Essas áreas devem acumular os maiores volumes no decorrer desta semana.

 

 

Queda de temperatura

Além disso, a previsão indica diminuição de temperatura no fim da semana na Região. Não há previsão de frio intenso, mas o calor tende a diminuir. As madrugadas devem ser marcadas por sensação de um pouco de frio a partir de quinta-feira, principalmente nas áreas de fronteira com o Uruguai, e nas regiões de planalto e serra.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias