Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Belo Horizonte tem 6º fevereiro mais chuvoso em 111 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Belo Horizonte (MG), por Josi Simões

4 min de leitura

Oferecido por

Fevereiro de 2021 está sendo excepcionalmente chuvoso na região de Belo Horizonte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 416,6 mm de chuva acumulados do dia 1 até 9 horas do dia 24 de fevereiro. Essa quantidade de chuva representa mais de duas vezes a média de chuva normal para fevereiro, que é de 181 mm.

 

Acumular cerca de 400 mm de chuva em um mês é um fato meteorológico bastante especial. No caso de Belo Horizonte, esta marca foi superada devido a pancadas de chuva frequentes, incluindo vários temporais.  O pior deles aconteceu entre os dias 7 e 8 de fevereiro, quando choveu 122,4 mm sobre a capital mineira. Outros temporais acumularam entre 40 mm e 55 mm em 24 horas. Todos estes dados são da na região da estação meteorológica de Santo Agostinho, localizada no centro-sul da capital mineira. Neste local, o Instituto Nacional de Meteorologia faz medições meteorológicas em Belo Horizonte desde 1910. 

 

Entre 9 horas do dia 23 e 9 horas do dia 24 de fevereiro, choveram mais 29,1 mm e era o que faltava para fevereiro de 2021 entrar para a história climática de Belo Horizonte como sexto fevereiro mais chuvoso em 111 anos de medições.

 

Confira os 10 fevereiros mais chuvosos em Belo Horizonte pelas medições do INMET na estação meteorológica de Santo Agostinho

 

Os 10 fevereiros mais chuvoso em Belo Horizonte, desde 1910

 

 

 

Previsão de mais chuva

Fevereiro de 2021 poderá ser o primeiro ou o segundo fevereiro mais chuvoso na capital de Minas Gerais desde 1910. 

 

Faltando poucos dias para terminar o mês de fevereiro de 2021, a região de Belo Horizonte será novamente influenciada por um sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, abreviadamente ZCAS (lê-se zacas). 

 

Este sistema é caracterizado por uma forte concentração de umidade, o que gera muita nebulosidade e chuva volumosa principalmente em partes das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mas em alguns casos também atua sobre partes do Nordeste e do Sul do Brasil. Um evento de ZCAS normalmente provoca chuva volumosa em grandes áreas de 3 a 5 dias consecutivos, em média.

 

Este novo evento de ZCAS deve atuar sobre a Região Sudeste a partir desta sexta-feira, 26 de fevereiro, prosseguindo até o início de março.

 

Assim, nos últimos dias de fevereiro de 2021, Belo Horizonte ainda estará sujeita a horas de chuva forte e volumosa, que vão fazer o acumulado de chuva de fevereiro aumentar ainda mais. A população de Belo Horizonte deve se preparar para fortes pancadas de chuva entre a sexta-feira e o domingo, 28 de fevereiro.

 

A estimativa da Climatempo é de que até o dia 28 de fevereiro Belo Horizonte ainda receba de 50 mm a 70 mm de chuva. Se a previsão se confirmar, fevereiro de 2021 poderá ser o primeiro ou o segundo fevereiro mais chuvoso na capital de Minas Gerais desde 1910. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias