Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Março começou com muita chuva em Florianópolis

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Florianópolis (SC), por Tatiany Bernardo

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Florianópolis (SC), por Tatiany Bernardo

 

Março começou com muita chuva em Florianópolis. Em apenas 48 horas, entre 9 horas do dia 28 de fevereiro e 9 horas do dia 2 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 152 mm acumulados. Isso corresponde a 84% da média de chuva normal para março, que é de aproximadamente 180 mm. O mês de fevereiro terminou com aproximadamente 243 mm de chuva acumulados, sendo que a média Climatológica é de 202 mm.

 

Confira as imagens da chuva forte que caiu sobre Criciúma em 2/3/2021

 

 

 

 

Primeira semana de março é com alerta para mais chuva

O litoral de Santa Catarina acumulou grandes volumes de chuva em fevereiro, especialmente devido à chuva bastante volumosa dos últimos dias do mês. Algumas áreas do litoral catarinense acumularam quase 400 mm em fevereiro, segunda avaliação do Epagri/Ciram (veja nota abaixo)

 

Ao longo desta primeira semana de março de 2021, o tempo vai ficar instável no estado catarinense. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai forçar a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. Durante a quinta-feira,  4 de março, uma área de baixa pressão atmosférica se organiza próximo ao litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o que vai ajudar a aumentar as áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil de forma geral, mas também as condições para chuva no litoral catarinense.

 

Pelo menos até o próximo domingo, 7 de março, a região de Florianópolis e todo litoral catarinense terá muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. A expectativa é de que ocorram alguns eventos de chuva de moderada a forte intensidade, inclusive sobre a região da capital catarinense.

 

Estas áreas de instabilidade vão provocar muita nebulosidade e várias pancadas de chuva também sobre o interior de Santa Catarina nos próximos dias. Assim, esta semana é de alerta para eventos de chuva forte sobre o interior catarinense.

 

A estimativa feita por alguns modelos matemáticos de previsão de chuva indica que os acumulados até o dia 6 de março poderão alcançar totais entre 80 mm e 100 mm em áreas do Planalto catarinense e entre 60 mm e 80 mm em áreas da região Serrana de Santa Catarina.

 

No litoral catarinense a chuva estimada pelo modelo GFS não é tão volumosa quanto dos últimos dias de fevereiro, mesmo assim a situação exige atenção porque o solo está encharcado e a chuva desta semana poderá desencadear alguns problemas para a população catarinense.

 

  

 

Fevereiro terminou com quase 400 mm de chuva no Litoral de SC


Segundo a nota técnica divulgada pelo Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e climático do governo de Santa Catarina, um grande volume de chuva foi acumulado no litoral de Santa Catarina, especialmente entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março de 2021. neste período, alguns totais superam os 100 mm em regiões ao norte de Imbituba.


Áreas de instabilidade persistiram por vários dias consecutivos no leste catarinense  causando moderada a forte em várias horas. Os conjuntos de nuvens carregadas se desenvolveram pela atuação de um sistema da baixa pressão atmosférica próximo do litoral de Santa Catarina, que foi reforçado pelo fluxo de umidade marítimo provocado pelos ventos de um sistema de alta pressão atmosférica

 

 

Chuva volumosa em Santa Catarina entre 25/2/2021 a 1/3/2021

 

 

O mapa  mostra o total de precipitação em Santa Catarina entre 25 de fevereiro e 01 de março de 2021. Fonte: Estações meteorológicas da Epagri, INMET, Casan, ANA e outras instituições. Elaboração: Maikon Alves (Epagri/Ciram)

 

 

 

Total de precipitação em Santa Catarina entre 25 de fevereiro e 01 de março de 2021

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias