Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Relação entre fatores meteorológicos, qualidade do ar e Covid

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: OMM/Kabelo Tamocha -Ondas de contaminação aumentaram em estações quentes e regiões quentes no primeiro ano da pandemia

 

Uma força-tarefa da Organização Meteorológica Mundial, OMM, publicou seu primeiro relatório sobre fatores meteorológicos e de qualidade do ar que poderiam estar relacionadas à propagação da Covid-19.  

 

Logo no início da pandemia, surgiram relatos de que a velocidade de transmissão poderia ser menor em Climas mais quentes.

 

omm

ONU News/Vibhu Mishra - Transmissão do Covid-19 em 2020 e no início de 2021 parece ter sido controlada principalmente por intervenções governamentais, como exigência do uso de máscaras e restrições de viagem

 

Exigência 

 

Mas de acordo com o relatório, divulgado nesta quinta-feira, 18/3/2021, as condições meteorológicas e climáticas não devem ser usadas como motivo para relaxar as medidas para conter a propagação do vírus.

 

A transmissão do Covid-19 em 2020 e no início de 2021 parece ter sido controlada principalmente por intervenções governamentais, como exigência do uso de máscaras e restrições de viagem.

 

Composto por 16 especialistas em ciências, medicina e saúde pública, o painel revela que mudanças no comportamento humano e demografia de comunidades afetadas assim como mutações de vírus são fatores relevantes na evolução da pandemia.

 

OMM1

Foto: WMO -Estudo indica que infecções virais respiratórias, frequentemente, mostram alguma forma de sazonalidade

 

Estações e regiões


Os cientistas afirmaram que neste estágio, as evidências analisadas não corroboram o uso de fatores meteorológicos e de qualidade do ar como base para os governos relaxarem suas intervenções destinadas a reduzir a transmissão. 

 

As ondas de contaminação aumentaram em estações quentes e regiões quentes no primeiro ano da pandemia, e há chances de que possa acontecer no próximo ano. O relatório inclui as principais descobertas, publicadas na primeira semana de janeiro deste ano, portanto não inclui informações revisadas sobre a influência de fatores meteorológicos e de qualidade do ar na transmissão das novas cepas do vírus Covid-19, ou na gravidade das infecções causadas por essas variantes.

 

omm2

Foto: CDC/Hannah A Bullock/Azaibi Tami -Imagem microscópica digitalmente aprimorada mostra uma infecção por coronavírus em azul.

 

Sazonalidade


O estudo indica que infecções virais respiratórias, frequentemente, mostram alguma forma de sazonalidade, em particular o pico de outono-inverno para influenza e coronavírus. Isso leva a crer que, se persistir por muitos anos, a Covid-19 poderá se uma doença fortemente sazonal.

 

Os mecanismos que impulsionam a sazonalidade das infecções virais respiratórias podem ser uma combinação de impactos diretos na sobrevivência do vírus, na resistência humana à infecção e à influência indireta do clima e da estação por meio de mudanças no comportamento humano.

 

Os estudos de laboratório do vírus Sars-CoV-2, forneceram algumas evidências de que o vírus sobrevive por mais tempo sob condições frias, secas e de baixa radiação ultravioleta. Porém ainda não indicaram se fatores meteorológicos afetam as taxas de transmissão. 

 

omm3

ONU News/Anshu Sharma - Há algumas evidências preliminares de que a má qualidade do ar aumenta as taxas de mortalidade do Covid-19

 

Qualidade do ar

 

Há algumas evidências preliminares de que a má qualidade do ar aumenta as taxas de mortalidade do Covid-19, mas não que a poluição impacta diretamente a transmissão aérea do novo vírus. Os detalhes da circulação do ar interno não foram abordados.

 

O painel foi estabelecido pelo Conselho de Pesquisa da OMM a fim de fornecer um rápido resumo do estado de conhecimento sobre as potenciais influências meteorológicas e da qualidade do ar na dinâmica da Covid-19.

 

Juerg Luterbacher, cientista chefe da OMM, afirma que o ritmo acelerado da pesquisa demonstrou que os estudos com dados limitados apareceram mais rápido do que as informações poderiam ser verificadas e revisadas, gerando evidências contraditórias ou seletivas.

 

O trabalho futuro do grupo incluirá a atualização das evidências científicas, nos próximos meses, a identificação e promoção de um conjunto estruturado de questões a serem pesquisadas, objetivos e prioridades para investimento em estudos nas áreas das pandemias. 

 

Também informará sobre boas práticas e padrões, recomendando que o clima e a qualidade do ar devem ser levados em consideração para pesquisa e entrega de informações pela OMM.

 

Fonte: OMM - ONU News

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias