Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Descubra Vênus no céu de sua cidade, o planeta mais brilhante

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Imagem: planeta Vênus - NASA/JPL-Caltech

14 min de leitura

Oferecido por

Imagem: planeta Vênus - NASA/JPL-Caltech

 

por Marcos Calil

 

Dos cinco planetas visíveis a olho nu, Vênus pode ser considerado o mais fácil de ser contemplado, mesmo no céu com poluição luminosa. Descubra Vênus no céu de sua cidade!

 


O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores.  Mesmo assim,  se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado. Dos cinco planetas visíveis a olho nu, Vênus pode ser considerado o mais fácil de ser contemplado, mesmo no céu com poluição luminosa.

 

Vênus é considerado não só o planeta mais fácil de ser observado a olho nu de todo o Sistema Solar, como também o planeta mais fácil de ser localizado no céu.  


Saiba os motivos que fazem de Vênus um planeta de fácil observação a olho nu e aproveite para curtir cada vez o céu de sua cidade neste outono. A diminuição da nebulosidade, da umidade e da frequência da chuva, especialmente nos estados das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, fazem do outono uma das estações do ano mais adequadas para a observação do céu noturno.

 

 

Imagem: planeta Vênus - NASA/JPL-Caltech

 


Os movimentos aparentes de Vênus e Mercúrio

 

Quando utilizamos a expressão “movimento aparente” estamos nos referindo a um movimento que, de fato, pode nos levar ao engano. Isso porque, quando observado da Terra, os planetas Mercúrio e Vênus só podem ser contemplados no amanhecer e no anoitecer. Daí a expressão “movimento aparente”, pois esses dois planetas, assim como os demais, realizam seus movimentos de rotação em torno do Sol. Mas, por que não podemos observar a olho nu os planetas Mercúrio e Vênus durante toda a noite, como Marte, Júpiter e Saturno?

 

A resposta está na configuração planetária que Mercúrio e Vênus desenvolvem. Para iniciar a conversa, vamos entender que Mercúrio e Vênus são chamados de planetas inferiores ou interiores. Isso significa que são planetas que possuem órbitas localizadas entre o Sol e a Terra. Isso faz toda a diferença!

 


O movimento de Vênus

 

A figura 1 ilustra o movimento de Vênus em torno do Sol. 

O planeta Vênus está indicado com a letra V e a Terra com a letra T. Os números representam os principais pontos de observações e serão explicados adiante.

 

 

Figura 1: Movimento aparente do planeta Vênus

 

A tabela 1 abaixo contém os principais pontos de observação de Vênus e vai ajudar a entender a figura 1 acima, que mostra as diversas posições do planeta Vênus. Em seguida, você terá as explicações detalhadas do que são as Conjunções Superiores e Inferiores, as Máximas Elongações a Leste e a Oeste e o que significa planeta Vênus permanecer Estacionário. 

Na prática, estes momentos especiais ajudam a entender melhor como fazer a observação do planeta Vênus.


Na tabela abaixo, a letra T indica o planeta Terra e a letra V indica o planeta Vênus.  Os números representam posições para um determinado dia e a uma determinada hora. Por exemplo: T1 - posição da Terra no dia 26/03/2021, às 04 horas; V1 - posição de Vênus no dia 26/03/2021, às 04 horas.

 

 

Tabela 1: Principais pontos do movimento aparente de Vênus

 

Observando a figura 1 e a tabela 1, podemos perceber que os planetas Terra e Vênus realizam seus movimentos próprios. Em determinados momentos, esses movimentos ocasionam excelentes oportunidades de observações de Vênus ou nenhuma possibilidade de observação de Vênus. Entenda cada um destes momentos.

 

Conjunção Superior 

 

T1 – V1: Conjunção Superior – com base no dia 26 de março de 2021, iniciaremos uma sequência de observação de Vênus. Vamos tomar como ponto de partida a Conjunção Superior. Neste momento é impossível de contemplar o planeta Vênus, pois temos um alinhamento quase perfeito entre Terra – Sol – Vênus. 

 

Máxima Elongação a Leste

 

T2 – V2: Máxima Elongação a Leste – após a ocorrência da Conjunção Superior, se fixarmos sempre o mesmo horário de observação e observando o horizonte oeste, teremos a impressão de que Vênus ganha cada vez mais altura em relação a linha do horizonte oeste. No momento em que ocorre a Máxima Elongação a Leste, de forma aparente, o planeta Vênus iniciará a sua trajetória rumo a linha do horizonte oeste.

 

Para a sequência observacional mencionada na tabela 1 e demonstrada na figura 1, a Máxima Elongação a Leste irá ocorrer em 29 de outubro de 2021, às 20 horas. Neste horário será possível contemplar Vênus. É no anoitecer de 29 de outubro que teremos o melhor momento de observação de Vênus até a ocorrência da próxima Máxima Elongação, que no caso será a Máxima Elongação a Oeste.


Diferenças de observação de Vênus e de Mercúrio

 

Aqui é interessante mencionar um fato muito importante, quando se compara as observações entre Mercúrio e Vênus. A ocorrência das Máximas Elongações, proporcionam os melhores momentos de contemplação de Mercúrio e Vênus. Porém, como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, este planeta não se afasta a um ângulo superior a 28 graus. Isto faz com que Mercúrio seja considerado o mais difícil planeta de ser observado a olho nu, se comparado com Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

 

Já o planeta Vênus, em termos observacionais, difere completamente de Mercúrio. Vénus é o planeta mais fácil de ser observado porque, além de ser muito brilhante, a Máxima Elongação que Vênus pode atingir é de 49 graus

 

Em termos de observações práticas, é preciso lembrar que quando quiser observar o planeta Mercúrio, o horizonte de observação deverá estar livre de árvores, montanhas ou prédios. Mercúrio não atinge uma altura significativa de observação, em relação a linha do horizonte (não fica muito distante da linha do horizonte) e muitas vezes não se consegue contemplar este planeta por causa de objetos na sua frente, que acabam obstruindo as observações. 

 

De forma completamente diferente, durante as Máximas Elongações, o planeta Vênus atinge alturas que permitem observações extremamente fáceis de serem realizadas. Vênus se eleva para uma altura em que os prédios, árvores e montanhas já não  impedem a sua contemplação.


Estacionário

 

T3 – V3: Estacionário – após a ocorrência da Máxima Elongação a Leste, com o passar dos dias, Vênus vai perdendo altura em relação a linha do horizonte oeste. Até que, em 18 de dezembro, Vênus fica estacionário. 

 

Sempre é bom lembrar que, para o horário mencionado na tabela 1, às 09 horas, em 18 de dezembro, não será possível contemplar Vênus, pois devemos lembrar que Vênus só é possível de ser contemplado no anoitecer (ou no amanhecer, como veremos adiante).


Conjunção Inferior

 

T4 – M4: Conjunção Inferior – na trajetória aparente que Vênus realiza rumo a linha do horizonte oeste, chegará o momento em que esse planeta não poderá ser mais observado. Isso porque, de forma aparente, ele se aproximará do Sol. No momento em que temos um alinhamento quase perfeito entre Terra – Vênus – Sol, ocorrerá o que chamamos de Conjunção Inferior. Na nossa sequência observacional representada na tabela 1, isso ocorrerá em 08 de janeiro de 2022, às 22 horas.


Estacionário

 

T5 – M5: Estacionário – após a Conjunção Inferior, com o avançar dos dias, Vênus começa a ser observado antes do nascer do Sol para o lado do horizonte leste. Além disso, se fixarmos um horário de observação, perceberemos que Vênus ganha cada vez mais altura, em relação a linha do horizonte leste. E, será no dia 29 de janeiro de 2022, às 07 horas, que Vênus estará estacionário. Porém, como para esse horário não é possível observar Vênus, temos que contemplar esse planeta no dia anterior ou posterior, antes do nascer do Sol no horizonte leste.


Máxima Elongação a Oeste

 

T6 – M6: Máxima Elongação a Oeste – como descrito, após a ocorrência do momento que Vênus ficou estacionário, se fixarmos sempre o mesmo horário de observação e observando o horizonte leste antes do nascer do Sol, teremos a impressão de que Vênus vai ganhar cada vez mais altura, em relação a linha do horizonte leste. Quando ocorrer a Máxima Elongação a Oeste, de forma aparente, Vênus deixará de ganhar altura em relação a linha do horizonte leste, para depois, com o avançar dos dias começar a cada vez mais perder altura em relação a linha do horizonte leste. 

 

Para a sequência observacional mencionada na tabela 1, a Máxima Elongação a Oeste irá ocorrer em 20 de março de 2022, às 10 horas. Neste horário não é possível contemplar Vênus e, portanto, será necessário realizar a observação poucos instantes antes do nascer do Sol de 20 de março.

Por fim, o ciclo se repete, iniciando uma nova Conjunção Superior, representado por T7 – M7 na tabela 1 e na figura 1.

 

Confira a live especial sobre o planeta Vênus realizada pelo professor Marcos Calil em 23/3/2021

 


Resumo das dicas para observar Mercúrio e Vênus

 

As explicações de porque só podemos observar Mercúrio e Vênus ao anoitecer ou ao amanhecer podem ter dado a impressão de que as trajetórias aparentes de Mercúrio e Vênus são complicadas. Mas, na prática, não são.

 

A tabela 2 abaixo traz um resumo com dicas práticas de como você pode comparar as observações a olho nu de Vênus e de Mercúrio.

 

 

Tabela 2. Fatos importantes para realizar as observações a olho nu de Mercúrio e Vênus

 

 

Aprenda a localizar todos os planetas no céu de sua cidade

 

Além de Vênus, é possível observar a olho nu no céu da sua cidade mais quatro planetas: Mercúrio; Marte; Júpiter e Saturno. Se você já curte astronomia e já começou a entender como observar Vênus e contemplar Mercúrio, vai adorar o curso preparado pelo professor Marcos Calil.

 

O curso “Astronomia Observacional a olho nu: Stellarium e Planetas” é justamente para ensinar como localizar e contemplar esses planetas de forma simples e rápida .

 

São cinco vídeos aulas, num total de 3 horas e 25 minutos de vídeo, além de uma vídeo aula bônus com o tema “Configurando Stellarium: Objetos do Sistema Solar”, contendo 19 minutos de aula. 

 

Além disso, ao adquirir o curso, você terá acesso a conteúdo exclusivos que oferecem diversos materiais impressos e links. Você vai poder acessar também as lives realizadas no YouTube pelo Prof. Marcos Calil todas as terças-feiras, às 21 horas, para aprender cada vez mais sobre outros fenômenos astronômicos que irão ocorrer no céu da sua cidade como, por exemplo, chuvas de meteoros, ocultações de estrelas pela Lua, Lua próxima dos principais objetos celestes e muito mais.


Não perca essa oportunidade e adquira agora seu curso “Astronomia Observacional a olho nu: Stellarium e Planetas” 


Bons céus para todos nós!



Siga Marcos Calil nas redes sociais

 

YouTube 
Twitter 
Instagram 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias