Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para chuva forte no MA, PI, CE e RN

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Florânia (RN) por Helio Ferreira da Silva

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Florânia (RN) por Helio Ferreira da Silva

#fotografeotempo

 

 

Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará ficaram entre os locais que tiveram chuva frequente e de forte intensidade nesta última semana de março. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical garantiram nuvens carregadas sobre esses estados.

 

O Maranhão foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nos últimos dias. No período de 24 horas entre aproximadamente 21h30 do dia 24 e 21h30 do dia 25 de março, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou cerca de 150 mm em Pirapemas, 100 mm em Peritoró, 97 mm em Arame, 90 mm em Vargem Grande e 89,2 mm em Caxias.

 

Chuva em São Luís supera a média de março

Na capital São Luís, o volume de chuva em março superava a média Climatológica no começo da última semana do mês.

 

O total de chuva acumulada do dia primeiro até 9 horas do dia 25 de de março foi de 599,7 mm, pela medição do INMET -  Instituto Nacional de Meteorologia. O volume de chuva de março já está 30% acima da média histórica que é de 462 mm. A maior parte da chuva caiu no período de 15 a 25 de março, quando choveu 440,4 mm.

 

Em março de 2020 choveu 657,8 mm sobre São Luís, de acordo com o INMET.

 

 

Chuva volumosa no PI e CE

No estado do Piauí, no mesmo período, foram acumulados 81,2 mm em Ilha Grande, 62mm em União, 61 mm em Caxingó e 59,2 mm em Luzilândia.

 

O total de chuva acumulado em Teresina em 25 dias foi de 244,5 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este total ainda está um pouco abaixo da média climatológica para março que é de aproximadamente 287 mm.

 

Volumes de chuva acima de 50 mm também foram observados em vários locais do Ceará nas últimas 24 horas. Na região de Russas foram acumulados cerca de 77 mm e em Jaguaruana 73mm, de acordo com medições do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

 

Nordeste_chuvaforte-25-3-2021

Nuvens carregadas da ZCIT se espalham entre o MA e o RN em 26/3/2021

 

Confira a previsão para o outono 2021

 

Chuva forte nos últimos dias de março

Maranhão, Ceará, Piauí e o Rio Grande do Norte ainda terão muitas pancadas de chuva até o final de março e com risco de temporais.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical vão continuar ativas no norte do Nordeste nos próximos dias. Assim, até o final de março pancadas de chuva frequentes devem ser observadas no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Há risco de raios e essas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora.

As capitais São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal podem ter chuva moderada a forte nos próximos dias.

 

Leia e ouça também

 

Boa ideia: Uma carroça elétrica para ajudar os catadores de recicláveis

 

Investimento em sistemas de Irrigação

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias