Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone provoca ventania no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Dolores Klassen - Colônia Nova - RS

Na madrugada do domingo (28) a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica vai continuar influenciando o Rio Grande do Sul.  No mapa abaixo é possível ver o posicionamento previsto do centro deste sistema já na madruga do domingo.

1

Esta área de baixa pressão atmosférica vai provocar vento intenso no decorrer do domingo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com previsão de rajadas entre 80 e 100km/h no litoral gaúcho.

Ainda no decorrer do dia este sistema se intensifica dando origem a um ciclone extratropical (ciclogênese) que já na segunda (29) atua no mar, próximo do litoral do Rio Grande do Sul, cerca de 400km da costa gaúcha.

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/03/0548c436ae6dc07b2f3ec04e1c7dd78d.jpg" alt="2" />

Na segunda-feira o vento ainda é intenso no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, com rajadas chegando a 80km/h.

Ao longo da semana, entre a terça (30) e a sexta-feira 02 de abril, o ciclone extratropical se afasta lentamente para alto-mar, na direção entre leste e leste/nordeste, mas ainda influencia toda a faixa costeira do Sul e do Sudeste, com previsão de vento moderado e mar agitado a partir da quarta-feira (31).

Mar agitado

O ciclone extratropical provoca vento intenso sobre o oceano. O vento soprando forte e persistente sobre o mar forma as ondas que a partir da madrugada da quarta-feira deixam o mar agitado nas praias do litoral sul do Brasil, como indicado abaixo.



3

A partir do dia primeiro de abril a previsão é de que as ondas geradas pelo ciclone cheguem também às praias do Sudeste.

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/03/590e014f35df549f10ab11365ab4baab.jpg" alt="4" />


Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias