Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Março termina com temporais e diminuição do calor no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Bragança Paulista (SP), por Brendali Fontana de Oliveira

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Bragança Paulista (SP), por Brendali Fontana de Oliveira

 

A circulação de ventos na média atmosfera, juntamente com a presença de uma massa de ar seco em superfície, impediu a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte do Sudeste do Brasil, além de afastar as frentes frias da Região. Com isso, os primeiros dias do outono foram marcados por predomínio de um ar mais quente e seco. 

 

Tarde mais quente e seca do outono de 2021 na capital paulista

A capital paulista registrou a tarde mais quente e seca do outono no dia 27 de março de 2021. A máxima chegou aos 34°C, com apenas 24% de umidade relativa do ar. Os dados são da estação automática do Mirante de Santana(INMET).

O recorde do ano de 2021, por enquanto, é de 34,1°C no dia 30 de janeiro de 2021, com umidade relativa do ar de apenas 23%.

 

 

Semana de mudanças no tempo

Depois de tanto calor e pouca chuva, esta semana será bem diferente no Sudeste, comparando com a primeira semana do outono. O avanço de grandes áreas de instabilidade vindas da Região Sul, e a formação de uma frente fria vão ajudar a provocar temporal em várias áreas da Região. O acumulado de chuva vai passar dos 100mm em várias áreas até o começo de abril. Além disso, as temperaturas vão diminuir em muitas regiões. Confira a tendência!

 

chuva

 

A semana começa com sol e calor no Sudeste do Brasil, mas as pancadas de chuva já atingem mais regiões na segunda-feira. Já pode chover forte entre a tarde e a noite, com raios e rajadas de vento, no estado de São Paulo, no Rio De Janeiro, no sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro. 

Na Grande SP, litoral paulista, Vale do Ribeira e entre as regiões de Sorocaba, Itapetininga e Campinas, o alerta é para temporais a partir da tarde.

 

Na terça-feira ainda faz sol e calor, mas a chuva vem em forma de temporal em várias áreas entre a tarde e a noite. Há expectativa para grandes volumes acumulados entre o sul e o leste de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio. 

 

O centro-sul do Espírito Santo e de Minais Gerais, só deve ter pancadas isoladas de chuva, inclusive nas capitais. No norte dos dois estados, ainda não chove.

 

Mais chuva e queda de temperatura

A quarta-feira será um dia com muitas nuvens, períodos de chuva e queda de temperatura em áreas do Sudeste. 

 

Várias cidades do estado de São Paulo ficam com temperaturas mais amenas, em torno dos 25°C, inclusive na capital paulista. O calor também diminui em áreas do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas e no Espírito Santo. Em São Paulo a chuva diminui em relação ao dia anterior, mas ainda ocorrem temporais entre o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e o Rio de Janeiro.

 

O Espírito Santo ainda segue quente, mas as máximas já ficam mais baixas em relação aos últimos dias. As instabilidades se intensificam e pode chover já no período da manhã. Há risco para temporais no estado.

 

Na maior parte de Minas Gerais ainda faz sol ao longo do dia. As pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite no estado.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias