Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone atua no oceano

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Um ciclone extratropical atua no oceano ao largo do litoral do Rio Grande do Sul. Nas últimas 24 horas este sistema provocou vento moderada a forte no Rio Grande do Sul, com rajadas estimadas por volta de 50km/h no sul leste e nordeste gaúcho. Em Santa Catarina, as rajadas ficaram por volta de 60km/h na madrugada desta quinta-feira entre a região de Laguna até o Rio De Janeiro, onde em Arraial do Cabo as rajadas atingiram 40km/h.

Nesta quinta-feira as rajadas ainda acontecem com intensidade moderada a forte, por volta de 50km/h, no litoral do Rio de Janeiro. Nos próximos dias a previsão é de diminuição da intensidade do vento.

A imagem da manhã de quinta-feira (GOES-16) indicava a presença do centro de baixa pressão atmosférica associado ao ciclone extratropical localizado entre 700 e 800km do litoral.

 

Imagem1

 

Na sexta-feira (2), o ciclone extratropical ainda atua no oceano, ao largo da costa do Sudeste e influencia a faixa costeira entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro como indicado abaixo na previsão para a madrugada de sexta-feira (2).


Imagem2


Vento forte

Nesta sexta-feira há previsão de rajadas de moderada a forte intensidade no litoral fluminense. Na região de Cabo Frio as rajadas ficam entre 30 e 50km/h. Nas demais áreas costeiras entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, as rajadas são moderadas, por volta de 30km/h.


Mar agitado/Ressaca

O ciclone extratropical provocou vento forte sobre o mar. O vento soprando forte e persistente formou as ondas que deixam o mar bem agitado nas praias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Como vemos abaixo a agitação marítima é intensa nas praias do Sul com ondulação entre sudeste e sul/sudeste. A altura das ondas (previsão) chega a 3 metros nas praias do RS e do sul de SC. Demais áreas litorâneas do Sul tem ondas entre 2 e 2,5m de altura.

 

 
Imagem3

Esta agitação marítima chega também às praias do Sudeste, como indicado acima. Até a noite desta quinta-feira, a ondulação predominante do mar na costa paulista e fluminense passa a sul, com ondas de 2,5m de altura nas praias de SP e chegando a 3m nas praias do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (2), como indicado abaixo, a ondulação predominante nas praias do Sul é de sudeste e em SP e no RJ, ondulação ainda de sul. A previsão indica diminuição da altura das ondas, mas ainda com mar agitado. A tendência de mar baixando segue também no fim de semana.


style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/04/b1619c116fd302b411594d1de5f9579a.jpg" alt="Imagem4" />
 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias