Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

4 dicas de filmes para entender as mudanças climáticas 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

por Larissa Magalhães (O Mundo Que Queremos)

 

O cinema, a chamada sétima arte, é uma ferramenta muito potente de educação e informação. Seja com documentários, longa metragens ou curtas, o que não falta são filmes que discutem as mudanças climáticas e outros problemas ambientais. É um jeito interessante de entender o que está acontecendo com o planeta e porque é tão urgente mudarmos os nossos hábitos para evitar mais tragédias. Confira agora 4 dicas de filmes para entender as mudanças climáticas 

 


 Dark Waters - O Preço da Verdade

  

O filme de 2020, dirigido por Todd Haynes, é baseado em uma história real de denúncia ambiental. Conta a trajetória do advogado Dark Waters em um processo de anos contra uma grande corporação da indústria química, acusada de causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde de uma comunidade dos Estados Unidos devido ao uso e descarte de uma substância tóxica. O personagem consegue dar visibilidade ao caso, expondo a falta de responsabilidade legal e moral praticada por muitas organizações globais.Na vida real, foram mais de 20 anos de litígio. É um filme interessante para entender tudo o que envolve um caso assim.

 


O Pica Pau Russo

 

O acidente na usina nuclear de Chernobil, em 1986, na Ucrânia Soviética, é considerado o mais desastroso da história em termos de custos e pessoas atingidas. Seus efeitos foram catastróficos para o meio ambiente. No audiovisual existem algumas produções sobre o acidente, como:  “O Pica Pau Russo”, de 2015, com direção de Chad Gracia e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance. É um documentário sobre Fedor Alexandrovich, um ucraniano sobrevivente do acidente nuclear, mas afetado pela radiação, que acredita que o desastre na usina não tenha sido um acidente. 

 

 

Climate Emergency: Feedback Loops

 

A Terra está aquecendo a Terra. É sobre o que trata a série de cinco curtas metragens “Climate Emergency: Feedback Loops”, de 2021, que pode ser assistida no site: https://feedbackloopsclimate.com/. Os filmes mostram porque os ciclos de aquecimento natural da Terra deixaram cientistas alarmados e porque a humanidade tem menos tempo do que pensava para reverter essa situação.

Os cinco curtas são divididos nos temas: introdução, floresta, permafrost (tipo de solo encontrado na região do Ártico), atmosfera e albedo (poder de reflexão de uma superfície). O site tem opções de legendas em 20 línguas diferentes — o Português é uma delas.

 


Água Mole Pedra Dura

 

No Brasil também é possível encontrar produções audiovisuais sobre as mudanças climáticas, como no filme: “Água Mole Pedra Dura”, de 2017, um documentário dirigido por Flávia Angélico e James Lloyd, a respeito da maior e grave crise hídrica de São Paulo,  a seca histórica deixou vários bairros sem abastecimento, entre 2014 e 2016 e a gestão da grande metrópole com seus recursos naturais. O longa participou dos festivais Atlanta Docu Fest, Kleff e Cine Amazônia e ganhou o Merit Award no Awareness Film Festival.

 

 

Leia também

 

5 mentiras sobre o aquecimento global

 

Impacto da pandemia na qualidade da água

 

A crise climática e as mulheres

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias