Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo, Rio e Belo Horizonte entre as capitais mais secas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Rio de Janeiro (RJ), por Marco Aurelio Cruz

4 min de leitura

Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Marco Aurelio Cruz

Envie para a Climatempo uma foto de como está o tempo aí na sua cidade

 

Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia, nesta ordem, foram as capitais mais secas na segunda-feira, 12 de abril. O que mais impressionou foi a umidade relativa do ar registrada no Rio de Janeiro, apenas 19%, às 15 horas, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor é considerado muito abaixo do recomendado para o conforto humano em qualquer lugar e em qualquer época do ano e também para uma cidade litorânea.

 

O Rio de Janeiro foi a capital mais seca do Brasil no dia 12 de abril.
Confira os 5 menores valores de umidade relativa do ar registradas pelo INMET em capitais brasileiras às 15 horas (em Brasília), de 12/4/2021


Rio de Janeiro/Vila Militar(RJ): 19%

Belo Horizonte/Santo Agostinho(MG): 28%

São Paulo/Mirante de Santana(SP): 33%

Goiânia (GO): 33%

Campo Grande (MS): 45%

Palmas (TO): 47%

 

Para a cidade do Rio de Janeiro, a tarde de 12 de abril ficou entre mais 5 mais secas do ano até agora. Confira os menores valores de umidade relativa do ar registradas pelo INMET na região da Vila Militar, na zona oeste carioca


17% em 29 de janeiro

18% em 30 de janeiro

19% em 12 de abril

19% em 4 de março

 

 

Secura do ar é ruim para a saúde

 

Durante a segunda-feira, 12 de abril, muitas áreas do estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais passaram várias horas consecutivas com níveis de umidade do ar entre 20% e 40%. Estes valores são bastante baixos e ruins para a saúde, especialmente para quem já tem problemas respiratórios crônicos.

 

Quando ficamos muitas horas em um ambiente com umidade baixa, várias partes do nosso corpo ficam ressecadas. As mucosas das vias áreas superiores ressecam e viram uma “porta aberta” para a entrada de vírus e bactérias. Saiba mais sobre como o ar seco ou muito úmido afeta a sua saúde.

 


Mais umidade à vista

 

Mas a previsão do tempo traz boas notícias para os próximos dias! Uma frente fria avança sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira, 13 de abril, e vai espalhar um ar mais úmido sobre a Região. Mas fique atento com a virada do tempo, com brusca queda da temperatura que deve começar a ser sentida especialmente na tarde e noite desta terça-feira. 


O ar úmido vai se espalhar sobre a região das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com a passagem desta nova frente fria. Mas esta frente fria também vai estimular o aumento da umidade e um pouco de chuva na região de Campo Grande e de Goiânia em alguns dias desta semana.

 

 

+ mais notícias