Oferecido por
Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Marco Aurelio Cruz
Envie para a Climatempo uma foto de como está o tempo aí na sua cidade
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia, nesta ordem, foram as capitais mais secas na segunda-feira, 12 de abril. O que mais impressionou foi a umidade relativa do ar registrada no Rio de Janeiro, apenas 19%, às 15 horas, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor é considerado muito abaixo do recomendado para o conforto humano em qualquer lugar e em qualquer época do ano e também para uma cidade litorânea.
O Rio de Janeiro foi a capital mais seca do Brasil no dia 12 de abril.
Confira os 5 menores valores de umidade relativa do ar registradas pelo INMET em capitais brasileiras às 15 horas (em Brasília), de 12/4/2021
Rio de Janeiro/Vila Militar(RJ): 19%
Belo Horizonte/Santo Agostinho(MG): 28%
São Paulo/Mirante de Santana(SP): 33%
Goiânia (GO): 33%
Campo Grande (MS): 45%
Palmas (TO): 47%
Para a cidade do Rio de Janeiro, a tarde de 12 de abril ficou entre mais 5 mais secas do ano até agora. Confira os menores valores de umidade relativa do ar registradas pelo INMET na região da Vila Militar, na zona oeste carioca
17% em 29 de janeiro
18% em 30 de janeiro
19% em 12 de abril
19% em 4 de março
Secura do ar é ruim para a saúde
Durante a segunda-feira, 12 de abril, muitas áreas do estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais passaram várias horas consecutivas com níveis de umidade do ar entre 20% e 40%. Estes valores são bastante baixos e ruins para a saúde, especialmente para quem já tem problemas respiratórios crônicos.
Quando ficamos muitas horas em um ambiente com umidade baixa, várias partes do nosso corpo ficam ressecadas. As mucosas das vias áreas superiores ressecam e viram uma “porta aberta” para a entrada de vírus e bactérias. Saiba mais sobre como o ar seco ou muito úmido afeta a sua saúde.
Mais umidade à vista
Mas a previsão do tempo traz boas notícias para os próximos dias! Uma frente fria avança sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira, 13 de abril, e vai espalhar um ar mais úmido sobre a Região. Mas fique atento com a virada do tempo, com brusca queda da temperatura que deve começar a ser sentida especialmente na tarde e noite desta terça-feira.
O ar úmido vai se espalhar sobre a região das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com a passagem desta nova frente fria. Mas esta frente fria também vai estimular o aumento da umidade e um pouco de chuva na região de Campo Grande e de Goiânia em alguns dias desta semana.