Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone influencia Sul e Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock
A sua foto pode ser capa das matérias do site da Climatempo! #fotografeotempo e envie para nós!

Neste domingo (18), uma área de baixa pressão atmosférica se forma no oceano,  entre o litoral das Regiões Sul e Sudeste, como indicado na figura abaixo. A previsão é que o centro deste sistema esteja a cerca de 400km da costa no fim da tarde do domingo.


Imagem1
Ainda no domingo, a baixa pressão já influencia o litoral entre Santa Catarina e São Paulo provocando vento moderado. Este sistema também deve favorecer a formação de nuvens carregadas e alerta para temporais com chuva forte e volumosa no leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, na madrugada e manhã de segunda-feira (19). 

Entre a segunda (19) e a terça-feira (20), a baixa pressão se aprofunda na atmosfera dando origem a um ciclone. Pelas características previstas, tudo indica que este ciclone possa ser classificado como um ciclone subtropical.

Clique aqui para conferir os diferentes tipos de ciclones e suas características.

Abaixo, o posicionamento do ciclone na noite de terça-feira (20). Entre a segunda e a terça-feira, este sistema já provoca vento moderado a forte na faixa litorânea entre Santa Catarina e o Rio De Janeiro. As rajadas ficam entre 40 e 60km/h na faixa costeira entre Santa Catarina e São Paulo e entre 50 e 80km/k no litoral do Rio de Janeiro.

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/04/79df28278133f5fac966cbdaf3e74228.jpg" alt="Imagem2" width="500" height="323" />

 


Mar Agitado

Na terça-feira (20), o vento soprando forte e persistente sobre o oceano deixa o mar agitado e forma as ondas que chegam ao litoral, como indicado abaixo na previsão de ondas para a terça-feira à noite. São esperadas ondas entre 2,5 e 3 metros no litoral do Rio de Janeiro. A ondulação do mar é de sul nas praias do Rio de Janeiro e de sudeste no litoral entre São Paulo e o Rio Grande do Sul.


Imagem3
Na quarta-feira (21), o mar fica ainda mais agitado, com previsão de ressaca em todo o litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, com ondas entre 3 e 3,5 metros de altura nas praias fluminenses e entre 2 e 3 metros nas demais áreas costeiras. Em mar aberto, a altura das ondas fica por volta de 5 metros.

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/04/44b928841c72d4cd682e607d6c0965fc.jpg" alt="Imagem4" width="500" height="459" />
Próximos dias


Até o fim da semana que vem, a previsão é de que o ciclone permaneça atuando no oceano ao largo do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

As últimas rodadas dos modelos meteorológicos divergem um pouco sobre o posicionamento do sistema, mas todos os modelos convergem sobre a atuação do sistema até o fim da semana.

Pelos menos até a sexta-feira que vem, dia 23 de abril, o sistema influenciará todo o litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, provocando vento moderado a forte e deixando mar agitado. As condições de vento e de mar são duras especialmente em alto-mar.

Nos próximos dias a Climatempo vai acompanhar o desenvolvimento deste sistema emitindo atualizações da previsão.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias