Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tufão Surigae segue ganhando força neste fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O tufão Surigae, que se formou no dia 14 de abril no Oceano Pacífico Noroeste como uma tempestade tropical próximo às ilhas Palau, segue ganhando força, agora como um Tufão de Categoria 4 na Escala Saffir-Simpson de classificação de furacões, sustentando ventos potencialmente destrutivos de até 240km/h à medida que move-se para noroeste, cada vez mais próximo da costa leste das Filipinas.

 

escala-saffir-simpson-furacoes

 

Segue o alerta para chuva volumosa em curto espaço de tempo, que pode desencadear inundações repentinas, ventania e agitação marítima em toda costa leste das Filipinas até o dia 22 de abril, mesmo que o sistema não chegue a “pisar no solo”. O sistema deve ganhar ainda mais força na tarde deste sábado, com ventos máximos podendo chegar a incríveis 250km/h.

 

Somente a partir do dia 20, Surigae começa a perder força aos poucos, já sob Categoria 3 de Tufões e mudando seu rumo para norte, próximo à costa nordeste das Filipinas, mas ainda no oceano. No dia 21, quarta-feira, o sistema regride mais um pouco, passando a Categoria 2 de Tufões, com ventos máximos de 157km/h e virando para nordeste, começando a afastar-se de vez das Filipinas, mas ainda forte e trazendo bastante agitação marítima no nordeste do país e também na costa sudeste de Taiwan.

 

Texto por Carlos Medeiros Ineu Júnior - Meteorologista

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias