Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia da Terra - 22 de abril

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O Dia Internacional da Mãe Terra, ou apenas Dia da Terra, foi criado em 22 de abril de 1970 pelo então senador dos Estados Unidos Gaylord Nelson. A intenção era chamar a atenção da população e de governantes para problemas ambientais que afetavam nosso planeta. A convocação foi um sucesso e milhões de pessoas se manifestaram nos Estados Unidos a favor de mudanças de atitude pelas causas ambientais.

 

Em 1990, o Dia da Terra já era celebrado em muitos países e em 2009, reconhecendo a importância desta data, a ONU instituiu definitivamente o dia 22 de abril como sendo Dia Internacional da Mãe Terra.

 

 

dia-da-terra-post

 

 

Informações UN News 

 

Quando a Mãe Terra nos envia uma mensagem

A Mãe Terra está claramente pedindo uma chamada à ação. A natureza está sofrendo. Oceanos se enchendo de plástico e ficando mais ácidos. Calor extremo, incêndios florestais e inundações, bem como uma temporada recorde de furacões no Atlântico, afetaram milhões de pessoas. Agora enfrentamos COVID-19, uma pandemia mundial de saúde, link para a saúde de nosso ecossistema.

 

Mudanças climáticas, mudanças na natureza provocadas pelo homem, bem como crimes que afetam a biodiversidade, como desmatamento, mudança no uso da terra, agricultura e pecuária intensificada ou o crescente comércio ilegal de animais selvagens, podem aumentar o contato e a transmissão de doenças infecciosas de animais para humanos (doenças zoonóticas) como COVID-19.

 

De uma nova doença infecciosa que surge em humanos a cada 4 meses, 75% dessas doenças emergentes vêm de animais, de acordo com o Meio Ambiente da ONU. Isso mostra as relações estreitas entre a saúde humana, animal e ambiental.

 

Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis ​​forem nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta - e seu povo. Restaurar nossos ecossistemas danificados ajudará a acabar com a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir a extinção em massa. A Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, que será lançada oficialmente com o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021 (5 de junho), nos ajudará a parar, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos. Mas só teremos sucesso se todos participarem.

 

Vamos lembrar mais do que nunca neste Dia Internacional da Mãe Terra que precisamos de uma mudança para uma economia mais sustentável que funcione para as pessoas e para o planeta. Vamos promover a harmonia com a natureza e a Terra. Junte-se ao movimento global para restaurar nosso mundo!

 

A importância da biodiversidade para os humanos

O surto de coronavírus coloca em risco a saúde pública e a economia global, mas também a diversidade biológica. No entanto, a biodiversidade pode ser parte da solução, uma vez que essa diversidade de espécies dificultaria a rápida disseminação dos patógenos.

 

Há uma preocupação crescente com as consequências para a saúde da perda e mudança da biodiversidade. Mudanças na biodiversidade afetam o funcionamento do ecossistema e interrupções significativas dos ecossistemas podem resultar em bens e serviços ecossistêmicos de sustentação da vida. As ligações específicas entre saúde e biodiversidade incluem impacto na nutrição, pesquisa em saúde ou medicina tradicional, novas doenças infecciosas e mudanças de influência na distribuição de plantas, patógenos, animais e até mesmo assentamentos humanos, a maioria deles afetados pelas mudanças climáticas.

 

Apesar dos esforços contínuos, a biodiversidade está se deteriorando em todo o mundo a taxas sem precedentes na história da humanidade. Estima-se que cerca de um milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção.

 

Com esse quadro geral e o cenário do coronavírus, nossa prioridade imediata é evitar a disseminação do COVID-19, mas, em longo prazo, é importante combater a perda de habitat e biodiversidade.

 

Estamos nessa luta junto com nossa Mãe Terra!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias