Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Falta de chuva aumenta risco de incêndio no centro-sul do BR

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Falta de chuva aumenta risco de incêndio no centro-sul do BR

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    O mês de abril de 2021 vai terminando com chuva abaixo da média no Sul e na maior parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, como já era previsto.

     

    O mapa abaixo mostra a anomalia (diferença em relação à media) da chuva verificada nesse mês até o dia 26 de abril. Os tons de azul representam áreas onde chover mais do que a média (anomalia positiva). Os tons alaranjados indicam chuva abaixo da média (anomalia negativa).

     

    É possível perceber que choveu muito menos do que a média especialmente no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul. Choveu pouco também em São Paulo, nas outras áreas de Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio De Janeiro.

     

     

    queimadas1

     

     

    Fim de abril seco no centro-sul do BR

     

    Como ainda temos mais alguns dias para fechar o mês de abril, poderíamos contar com alguma chuva para os próximos dias, mas ao que parece as condições meteorológicas não vão ajudar.  Até dia primeiro de maio a previsão indica pouca ou nenhuma chuva no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste. Predomínio de tempo seco também no Nordeste do País.

     

     

    queimadas2

     

     

    Risco de incêndio

     

    Com a vegetação e o solo com pouca umidade, devido a falta de chuva dos últimos dias, e com a previsão indicando pouca ou quase nenhuma chuva até o início de maio, o risco de incêndio é elevados nos próximos dias.

     

    O mapa abaixo mostra o risco de incêndio.  Sem expectativa de chuva para os próximos dias no centro-sul do Brasil, a situação que já é crítica nas áreas indicadas como de alto e altíssimo risco de incêndio só tende a se agravar.

     

    queimadas3

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias