Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Spoilers do clima em maio

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

imagem ilustrativa. fonte: Freepik

 

Sempre que começa um novo mês, surge a seguinte pergunta: "O que será que vai acontecer?". Sabendo do panorama geral, é possível se planejar com a finalidade de minimizar possíveis adversidades, e isso vale tanto para a vida pessoal quanto para as condições climáticas. E é dela que vamos tratar nesta publicação.

 

A meteorologista Ana Clara Marques, especialista em Clima do Grupo Climatempo, esclareceu alguns pontos da condição dos oceanos e da atmosfera neste mês.

 

"Não temos mais efeitos do fenômeno climático La Niña, e em maio vamos observar mais a condição de neutralidade do Pacífico Equatorial. Isso já faz com que a circulação geral da atmosfera já fique mais próxima do normal climatológico."

 

No entanto, Ana também alerta para outras condições oceânicas que irão "ditar as regras" no clima do mês de maio.

 

"Já o Oceano Atlântico Sul possui temperaturas acima do normal na costa do Uruguai, o que dificulta a passagem de frentes frias. Com isso a maior parte do país passa a ter uma condição de temperaturas acima da normalidade e chuva abaixo da média climatológica."

 

 

Quer dizer que não teremos frio em maio?

Ana responde que sim, teremos frio neste mês. E até mesmo episódios de friagem, que é quanto o transporte do ar de origem polar consegue chegar em áreas do sul da Região Norte, mas ressalta que essas condições não serão frequentes, ou seja, há ondas de frio, mas poucas.

 

Com base nesta conversa, esses são os principais destaques por Região para todo o Brasil:

 

previsao_maio

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias