Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primeira semana de maio termina com frio e geada

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Nesta terça-feira, 04 de maio, uma gente fria avança pelo Sul do Brasil e chegada deste sistema frontal provoca temporais. 

 

Alerta de temporais no Rio Grande do Sul 

 

Chuva, vento forte e frio intenso

 

Além do posicionamento da frente fria, a indicação também é de um forte sistema de alta pressão sobre a região central da Argentina que provoca a diminuição da temperatura. O sistema de alta pressão tem centro estimado de 1030hPa que mostra a intensidade da massa de ar frio.

 

mapafrio

 

Nos próximos dias, o ar frio avança em direção ao Sul do Brasil provocando forte diminuição da temperatura já a partir de quarta-feira, dia 5 de maio, quando a previsão já de  um dia frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A temperatura no decorrer da quarta-feira (5) diminui bastante.

 

Na madrugada de quinta-feira (6) o frio já é intenso e com o avanço da forte massa de ar polar, a temperatura diminui ainda mais na sexta-feira, dia 7 de maio quando o centro do sistema de alta pressão, ou massa de ar frio já estará bem próximo do Rio Grande do Sul, como indicado abaixo.

 

mapafrio1

 

Na figura a seguir temos uma comparação entre a temperatura mínima prevista a terça-feira (4) e os valores estimados para a sexta-feira (7), Verificamos que a previsão é de uma queda significativa.

 

mapafrio2

 

O frio é intenso e a forte queda de temperatura vai provocar alguma geada já na madrugada de quinta-feira, embora na sexta-feira, com temperaturas ainda mais baixas e frio intenso a previsão é de formação de geada em todo o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

 

No fim de semana a temperatura começa a subir, mas apesar da elevação da temperatura a previsão ainda indica dias bem frios.

+ mais notícias