Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ressaca no Sul e Sudeste. Ondas chegam ao Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Foto de Andrea Pinheiro, Rio De Janeiro (RJ)

A frente fria que atua no Sudeste provocou vento intenso sobre uma extensa área oceânica.

sateliteclima

O vento soprando forte e persistente sobre o mar formou as ondas que nessa sexta-feira (7) chegam ao litoral da Região Sul e do Sudeste do Brasil deixando o mar agitado, com ressaca.


A previsão, como indicado no próximo mapa, é de que no decorrer da sexta-feira (7) a altura das ondas aumente no litoral sul do Brasil. As ondas chegam também às praias do Sudeste. A ondulação do mar é de sul em toda a faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. A altura das ondas chega a 3,5m no litoral gaúcho e sul catarinense e a 3,0 metros à noite nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Imagem3
No sábado (8), o mar ainda fica agitado entre a costa gaúcha e fluminense. A ondulação do mar ainda é de sul. A altura das ondas diminui no litoral sul do Brasil, mas as ondas aumentam de tamanho no litoral do Rio de Janeiro, chegando a 3,5m.
Ainda no sábado o mar sobe também nas praias do Espírito Santo. A ondulação é de sudeste e a altura das ondas fica por volta de 1,5 metros.

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/05/eaf96608d98dc6f79ebef47be448c3a0.jpg" alt="Imagem4" width="518" height="487" />

 

A partir de domingo, dia 9 de maio, a previsão é de que o mar aos poucos volte a baixar nas praias do Sul e do Sudeste do Brasil, mas as ondas avançam para o litoral leste nordestino.

 

Mar agitado nas praias do Nordeste


Até o fim de semana, a frente fria que provoca a ressaca nas praias do Sul e do Sudeste do Brasil avança pelo oceano e ainda deixa o vento intenso sobre o mar.

Imagem5
Como indicado na figura acima, o vento até diminui de intensidade, mas ainda sopra persistente sobre uma extensa área oceânica ao largo da costa do Sudeste. Assim, a partir de segunda-feira (10), as ondas geradas em alto-mar chegam ao litoral do Nordeste.

A ondulação do mar é de sul-sudeste nas praias da Bahia e a altura das ondas fica por volta de 2 metros à noite, na região do Recôncavo, na costa norte baiana e também no litoral do Sergipe, como indicado abaixo.

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2021/05/78f2d08fff86c7350d87877f3b72defd.jpg" alt="Imagem6" width="520" height="476" />
Na terça-feira (11), o mar ainda fica agitado nas praias da Bahia e de Sergipe. As ondas chegam também às demais áreas costeiras do leste nordestino. A partir da quarta-feira (12), a previsão indica diminuição da altura das ondas na faixa leste nordestina.


+ mais notícias