Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva diminui no litoral de PE e da PB e aumenta entre RN e MA

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Recife (PE), por Paula Astolpho

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Recife (PE), por Paula Astolpho

Como está o tempo por aí? #fotografeotempo e mostre para nós!

 

A chuva não deu trégua ao litoral de Pernambuco e da Paraíba nos últimos dois dias. Em alguns locais choveu mais de 300 mm apenas 48 horas. O grande volume de chuva causou o transbordamento de rios, grandes alagamentos, enchentes, desmoronamentos e mortes na região de Recife. João Pessoa também teve enchente, queda de árvores e deslizamentos, mas com menor gravidade do que em Recife

 

Áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical avançaram do mar para a costa do Nordeste e nuvens bastante carregadas se espalharam entre o litoral do Maranhão e de Pernambuco. A situação é de alerta para chuva forte e volumosa em vários locais da faixa litorânea neste fim de semana

 

 

Chuva diminui no litoral da Paraíba e de Pernambuco

 

Nas últimas 48 horas choveu de 200 mm a mais de 300 mm no leste de Pernambuco e da Paraíba, inclusive nas capitais João Pessoa e Recife. Segundo dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 1 de maio e 9 horas de dia 14, João Pessoa recebeu 401,1 mm de chuva, sendo que a média normal para um mês de maio é de 284 mm. 

 

Mais de 300 mm em 48 horas no litoral de PE e da PB

 

Confira os maiores acumulados de chuva em 48 horas no leste da Paraíba e de Pernambuco, entre aproximadamente 16h30 de 12/05/2021 e 16h30 de 14/5/2021, segundo dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

Paulista/Maria Farinha (PE): 324,4 mm

Cabedelo/praia do Jacaré (PB): 320,2 mm

João Pessoa/Manaíra (PB): 297,2 mm (média para maio: 284 mm)

Jaboatão dos Guararapes/Curado 2 (PE): 268,4 mm

Recife/Porto (PE): 265,2 mm (média para maio: 312 mm)

 

A chuva diminuiu de intensidade durante a tarde desta sexta, mas prossegue à noite, ainda podendo cair eventualmente com moderada intensidade, em Recife e no litoral de Pernambuco. João Pessoa e o litoral da Paraíba e o litoral do Rio Grande do Norte ainda podem ter chuva moderada a forte na noite desta sexta-feira. O alerta especial é para desmoronamentos, enchentes e mais alagamentos.  O solo está encharcado.

 

Alerta especial de chuva no litoral do Nordeste

 

Animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 na madrugada de 14/5/2021 mostra nuvens bastante carregadas em parte da costa leste do Nordeste

 

Mais Temporais no litoral do NE - 14-5-2021

Chuva volumosa no litoral de PE e PB em 14/5/2021

 

Confira: impactos no inverno do BR do Pacífico em neutralidade e com possível retorno do La Niña

 

 

Fim de semana

 

No fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem por quase todo o leste do Nordeste. A chuva diminui de frequência e volume no litoral da Paraíba e de Pernambuco, porém, com o solo encharcado, permanece o risco de deslizamentos. Períodos com sol já começam a surgir, embora ainda haja previsão de chuva para o fim de semana.

 

Atenção para aumento da chuva entre Bahia e Sergipe

 

As áreas de instabilidade que estão espalhadas pelo litoral nordestino tendem a se intensificar entre a Bahia e Sergipe.  Neste fim de semana, a situação é de atenção para chuva moderada a frequente no litoral de Sergipe, que pode ocorrer também na capital Aracaju, e no litoral norte da Bahia.

 

Chuva aumenta na costa norte do Nordeste

Áreas de instabilidade continuam bastante ativas também na costa norte do Nordeste. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer nesta sexta-feira. Porém, o alerta para chuva forte e volumosa é ainda maior para o fim de semana. Toda a faixa litorânea, o Rio Grande do Norte e o Maranhão podem sofrer transtornos por causa da chuva. As capitais Fortaleza, Teresina e São Luiz, além de outras cidades litorâneas, ficam sujeitas à chuva moderada a forte, a alagamentos e deslizamentos .

 

 

chuva aumenta lit norte do NE - 14-5-2021

Instabilidade aumenta na costa norte do Nordeste em 14/5/2021

 

Para a faixa litorânea entre o sul da Bahia e Salvador,  a previsão é de um fim de semana com muita nebulosidade e pancadas de chuva  a qualquer hora, mas com moderada intensidade. Não há expectativa de chuva intensa e volumosa como já foi observada nas demais áreas litorâneas do Nordeste nos últimos dias.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias