Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de nevoeiro no Sul e Sudeste neste final de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A sexta-feira foi marcada por forte nevoeiro no leste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre teve visibilidade horizontal reduzida a 600 metros. Em Canoas, a base aérea registrou apenas 100 metros de visibilidade horizontal. A situação pode se repetir no amanhecer deste fim de semana em vários locais das Regiões Sul e Sudeste por causa do frio..

 

Risco de nevoeiro no Sul e Sudeste neste final de semana

 

Neste sábado,15 de maio, e no amanhecer do domingo, 16, a região metropolitana de Porto Alegre, a Serra Gaúcha e, principalmente, a região da Grande Curitiba e o litoral paranaense podem começar o dia com formação de nevoeiro ou névoa úmida. 

 

A previsão é de temperaturas baixas nessas duas capitais, entrada de umidade vinda do oceano e ventos calmos, ingredientes essenciais para a condensação de umidade próximo ao solo e a formação do nevoeiro ou névoa úmida nas primeiras horas do dia. 

 

Não restrito somente à Região Sul, com madrugadas frias e úmidas, a chance para nevoeiros também é válida para áreas de vale e serra da Região Sudeste, principalmente entre Minas Gerais, São Paulo e Rio De Janeiro

 

Fique atento! 

Se você vai viajar neste fim de semana, saiba que importantes rodovias como a Presidente Dutra, Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dom Pedro e Tamoios estão sujeitas a nevoeiro no fim de semana e podem ter problemas com a má visibilidade.

 

 

Névoa úmida x nevoeiro

 

A formação destes fenômenos pode causar baixa visibilidade em aeroportos, portos, vias e rodovias e esconde prédios altos e paisagens. A diferença entre eles está no alcance da visibilidade.

 

É classificado como um nevoeiro quanto mais denso estiver e a visibilidade horizontal fica abaixo de 1000 metros.

 

 

Efeitos do nevoeiro

Problemas comuns causados pelo nevoeiro

 

 

Já a névoa úmida é mais fraca, e a visibilidade horizontal fica acima de 1000 metros.

 

 

 

Restrições causadas pela névoa úmida

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias