Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte entre no AP, PA, MA, PI e CE

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Morros (MA), por Allison Pires

3 min de leitura

Oferecido por

A costa do Nordeste não para de receber altos volumes de chuva e dessa vez, a precipitação aumenta entre o litoral do Maranhão e litoral do Ceará já a partir deste sábado. Há risco para chuva forte, temporais e acumulados expressivos ao longo do dia. Além do Maranhão, a chuva aumenta também no norte do Pará e no Amapá, a região de Belém deve ser a mais castigada com a chuva.

 

O final de semana será com alertas para tempestades, alagamentos, inundações, transbordamento de córregos e rios e possíveis condições de deslizamento.

 

A previsão para este sábado é de acumulados em torno de 40 mm entre Belém e São Luís do Maranhão, a chuva continua no domingo, com mais 20 mm. 

 

Essas áreas de instabilidade estão associadas a  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ou seja, uma banda de nebulosidade que atua sobre o trópicos provocando a formação de nuvens convectivas de grande desenvolvimento vertical.

 

A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos atuantes nas áreas ao norte do nosso país.

 

Chuva de maio está volumosa em algumas capitais

Nesta primeira quinzena de maio, Belém registrou chuva em 11 dias e já acumulou 236 mm de chuva; com isso, faltam apenas 62 mm para atingirmos a média do mês (298mm), valor este que deve ser alcançado ao longo do final de semana. 

 

Em São Luís, a média do mês é de 302 mm e já  choveu 298,7 mm em 14 dias, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A média do mês deve ser alcançada nos próximos 15 dias. 

 

A chuva começa a perder intensidade a partir de segunda-feira. Durante a próxima semana, a expectativa é de chuvas mais localizadas e com menores acumulados.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias