Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

As noites sem nuvens são mais frias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Quem está no campo sabe que noite de geada é noite de frio, mas estrelada, com poucas nuvens e ar parado. Os dias de verão normalmente são quentes desde o amanhecer, mas as noites de verão com poucas nuvens são mais frescas do que as noites com muitas nuvens e as pancadas de chuva.

 

A quantidade de nuvens é um importante fator que interfere no aquecimento e no resfriamento do ar durante o dia e também durante a noite.  A cobertura de nuvens é um regulador da temperatura!

 

 

O que é a perda radiativa?

 

O resfriamento da atmosfera e do solo é chamado tecnicamente de perda radiativa e acontece durante o dia e também durante a noite. Existe uma constante troca de calor entre o ar e a superfície e também entre o ar e a camada de nuvens que eventualmente está sobre um lugar.

 

O resfriamento noturno está muito relacionado com a formação do nevoeiro do amanhecer e da geada.


A perda radiativa é mais eficiente sobre uma região quando há a influência de alta pressão atmosférica. É a alta pressão que causa a subsidência do ar, o que reduz a umidade do ar e consequentemente a quantidade de nuvens.

 

 

Alta pressão atmosférica causa a subsidência, que é o movimento do ar de cima para baixo

 

Quando um sistema de alta pressão atmosférica predomina sobre uma região o céu fica com pouca ou nenhuma nebulosidade.

 

Uma massa de ar frio polar é um sistema de alta pressão atmosférica e é por isso que os dias típicos de outono e de inverno são frios e com céu azul.

 

Observamos isto no centro-sul do Brasil, pois em muitas áreas do Nordeste e em parte do Norte do Brasil, o outono e parte do inverno são épocas de muitas nuvens e de chuva.

 

As nuvens, o solo, as árvores, os prédios, a água, tudo absorve e emite calor, mas a forma, a intensidade e o tempo que este absorção e emissão levam para ocorrer é diferente para cada tipo de material.

 

Muitas vezes, mesmo sem termos um ar polar forte sobre um lugar para esfriar o ar, a temperatura cai e pode até ocorrer recorde de frio por causa deste efeito de subsidência do ar.

 

 

Noite com pouca ou nenhuma nebulosidade é mais fria

 

De forma geral, a temperatura do ar na superfície terrestre numa noite sem nuvens é menor do que numa noite com muitas nuvens. Este efeito ocorre em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias