Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical provoca vento forte no RS e em SC

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Um novo ciclone extratropical começou a se organizar na sexta-feira, 21 de maio, a partir de uma área de baixa pressão atmosférica que se formou no extremo sul do Brasil. Neste domingo, 23 de maio, o sistema está com o centro no mar, próximo ao Uruguai e a Argentina, mas continua ventando em áreas do Brasil.

 

Ciclones com menos de 1000 hPa são considerados perigosos, pois têm potencial para provocar ventania.

 

Pelo deslocamento esperado para os próximos dias, o vento forte deste ciclone extratropical não terá efeito perigoso no litoral do Paraná e nem da Região Sudeste.

 

 

 

Previsão para domingo, 23 de maio

 

 

No decorrer do domingo, as rajadas de vento são intensas no sul e sudeste do Rio Grande do Sul e nas serras Gaúcha e Catarinense, podendo alcançar velocidades entre 80km/h e 100km/h. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e no sul e leste catarinense, as rajadas ficam entre 60km/h e 80km/h.

 

 

download (37)

Posição do ciclone extratropical em 23/5/2021

 

 

Previsão para segunda-feira, 24 de maio

 

Na segunda-feira, dia 24 de maio, com o ciclone se afastando do continente, a previsão é de que o vento diminua de intensidade no decorrer do dia. Porém, na madrugada e ao amanhecer, o vento ainda deve soprar com moderada a forte intensidade no sul e leste do Rio Grande do Sul e na região da Serra Catarinense e no Planalto de Santa Catarina, entre 60km/h e 80km/h. No leste de Santa Catarina e do Paraná as rajadas ficam em torno dos 50km/h.

 

Mar agitado

O ciclone extratropical provoca vento intenso sobre o oceano, o que deixa o mar agitado e forma grandes ondas.  Já na tarde de domingo (23), estas ondas chegam ao litoral do Rio Grande do Sul deixando mar agitado.

 

Estimativa das ondas nos dias 23 e 24 de maio de 2021 (modelo WW3)

 

 

Na segunda-feira, dia 24 de maio, as ondas aumentam de tamanho no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Nas praias gaúchas e do sul catarinense, a ondulação do mar e de sul-sudoeste a sul, com ondas por volta de 2,5m de altura.

 

Há risco de ressaca entre o litoral do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias