Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sábado de pancadas de chuva no centro-sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Neste sábado (29), uma nova frente fria avança do Sul para São Paulo e deixa áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Neste sábado, as nuvens carregadas se espalham sobre parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, e centro-sul de Minas Gerais e do Rio De Janeiro. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai estimular a intensificação destas áreas de instabilidade especialmente sobre o Paraná.

 

O ar seco ainda predomina sobre o Brasil e deixa a maioria das áreas do país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.

 

Nuvens carregadas associadas atuam sobre o extremo norte do Brasil provocando chuva por vezes fortes sobre o norte do Amazonas, do Pará, Amapá e Roraima.

 

mapa-previsao-2905 

 

Previsão do tempo para 29/05/2021 - sábado

 

Neste sábado, 29 de maio, a passagem de uma frente fria deixa áreas de instabilidade sobre o Sul, Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste. Pancadas de chuva com raios acontecem no Paraná, no nordeste e leste de Santa Catarina, incluindo o vale do Itajaí, em São Paulo (exceto no extremo noroeste do estado), no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e no centro-sul do Rio de Janeiro.

 

Dia de sol e muitas nuvens no Rio Grande do Sul, mas com chance e chuva na madrugada e manhã no norte gaúcho. Na região de Curitiba e de Florianópolis, estas pancadas de chuva tendem a ocorrer entre a madrugada até a tarde. Na região de São Paulo, a chuva vem principalmente à tarde e à noite. No Rio de Janeiro, só deve chover à noite.  

 

Sábado com sol forte, ar seco e sem condições para chuva no restante da Região Centro-Oeste, do Sudeste, em praticamente todas as áreas do Nordeste, no Tocantins, no centro-sul e leste do Pará, no Acre e em Rondônia.

 

Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer no litoral, na Zona da Mata e no Agreste, entre o Recôncavo Baiano e o litoral do Ceará. Sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite são previstos para o litoral do Maranhão, no centro-oeste e norte do Pará, centro, norte, leste e oeste do Amazonas.

 

Dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora no Amapá e em Roraima. 

 

Alertas e riscos meteorológicos 

 

Alerta para temporais na madrugada de sábado, 29 de maio, no centro-sul e nordeste do Paraná, incluindo a região de Ivaí, no centro-norte de Roraima, incluindo Boa Vista, para o litoral do Amapá e do Pará, incluindo Macapá e Belém.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e eventuais fortes rajadas de vento no centro-leste de São Paulo (inclui Campinas).

 

Rajadas de vento fortes, com até 80 km/h podem ocorrer no centro-sul e leste de São Paulo, incluindo a Grande SP e o litoral paulista, no litoral sul do RJ (região de Angra dos Reis), no centro-leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, e o vale do Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina.

 

Situação de atenção para o ar seco, com o nível de umidade no ar entre 20% e 30%, no norte paulista, no oeste de Minas, no Distrito Federal, em Goiás, no centro-norte de Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, Tocantins, no centro-oeste e norte da Bahia, no sertão do Pernambuco, da Paraíba e do Ceará e no centro-sul do Piauí e do Maranhão.

 

A secura do ar é prejudicial para a saúde, ressecando a pele e os olhos e agravando doenças respiratórias crônicas. Uma hidratação mais reforçada é fundamental nesses dias muito seco.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias