Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil lidera o ranking de queimadas da América do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O Brasil superou a Venezuela e assumiu o primeiro lugar em número de queimadas dentre os países da América do Sul, isso é o que mostram os dados registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 


Segundo os registros, desde o início do ano o Brasil já acumula um total de 15.038 focos de incêndios, quase 3 mil a mais que a Venezuela que neste momento ocupa o segundo lugar do ranking. Já a Colômbia, segue no terceiro lugar com pouco mais de 9.700 registros.

 

GRAFICO_QUEIMADAS

 

 

CHUVA IRREGULAR EM 2021


A distribuição de chuva pelas áreas centrais do Brasil tem sido bem irregular desde o início do ano. Com menos nuvens e mais sol, as temperaturas também ficaram mais altas, o que também favorece o espalhamento do fogo.


Isso não contribuiu somente para as queimadas, pois também há problemas de abastecimento de águas em cidades como Curitiba, e o estado de São Paulo chegou a entrar na área de seca excepcional desde o mês de abril.

 

Tendência

A previsão da Climatempo não é animadora no quesito chuva. Os meses de inverno já são mais secos nas áreas de maior risco para fogo, e a tendência é de que chova ainda menos neste ano. As temperaturas também vão ficar acima do normal.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias