Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segundo maior bioma brasileiro, Cerrado ganha site multimídia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

 

Poucas pessoas do Brasil – e muito menos do mundo – sabem que o Cerrado é uma reserva de água e biodiversidade indispensáveis para o equilíbrio climático global. Outro fato pouco conhecido é que esse ecossistema é a savana mais biodiversa do mundo, concentrando 5% das espécies do planeta. A presença massiva de comunidades tradicionais que conservam o Cerrado com extrativismo e modos de vida sustentáveis também é ignorada.

 

Neste mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho,  o portal Cerrado Vivo foi criado para conscientizar sobre a importância deste que é o segundo maior bioma da América do Sul. A iniciativa é do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), ONG socioambiental que atua há 31 anos na conservação do Cerrado e pela proteção dos povos e comunidades tradicionais.


Tesouros e ameaças globais

 

Um dos destaques é a região ser conhecida como “berço das águas”. Das 12 bacias hidrográficas do Brasil, oito nascem no Cerrado. O portal traz em sua estreia a história de Dona Lúcia, geraizeira e raizeira, conhecida como a guardiã desse grande mar de água doce.

 

As mulheres Kalunga, habitantes do maior território quilombola do Brasil, localizado no noroeste de Goiás, também são destaque do projeto.

 

“Os povos e comunidades tradicionais do Cerrado são os grandes responsáveis pela conservação do Cerrado em pé, são verdadeiros defensores climáticos”, comenta Isabel Figueiredo, Coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do ISPN. “Nossa savana é amplamente povoada por pessoas que usam os recursos naturais de forma sustentável, garantem segurança alimentar, abastecem as cidades e geram renda, em uma relação harmônica com o meio ambiente”, acrescenta.

 

 

O Cerrado Vivo é um convite para que pessoas conheçam esse tesouro que é patrimônio natural do Brasil e que está diretamente ligado aos cinco continentes do planeta, especialmente pela grande quantidade de estoque de carbono e pelas bacias hidrográficas, que influenciam o Clima global. A página também tem uma versão em inglês.

 

Cerrado brasileiro é conhecido como a floresta invertida

  

 

Cerrado em números

 

2º maior bioma da América do Sul (MMA), ocupando área total de mais de 2 milhões km², uma área maior do que França, Portugal, Espanha e Itália juntos;

 

 

O tamanho do Cerrado brasileiro

 

- Cerca de 13,7 bilhões de toneladas de carbono são estocadas no Cerrado

 

- Savana mais biodiversa do mundo;

 

- 5% da biodiversidade do planeta, sendo que metade é endêmica;

 

- Faz fronteira com todos os demais biomas brasileiros, exceto os Pampas;

 

- Corresponde a 24% do território brasileiro e está presente em onze estados e três países (Brasil, Paraguai e Bolívia);

 

Localização dos biomas brasileiros

 

 

 

- Mais de 4 mil espécies endêmicas de plantas;

 

- Das 12 bacias hidrográficas mais importantes do país, 8 nascem no Cerrado; 

 

- O número de comunidades tradicionais do Cerrado é, no mínimo, 3 vezes maior do que os dados oficiais registram;

 

- 5% do território do Cerrado ocupado por povos indígenas;

 

- 95 terras indígenas e 44 territórios quilombolas homologados;

 

- São cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 120 répteis, 150 anfíbios e 1.200 peixes.

 

 

Conheça a história da Luiza que usa, reinventa e mantém o Cerrado sustentável.

 

 

 

 Conheça outros conteúdos interessantes em O Clima Que Queremos

 

 

+ mais notícias