Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Inverno 2021: saiba como fica o clima em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por Angela Ruiz

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por Angela Ruiz

 

O outono já se encaminha para o final, e novamente a estação fecha com chuva abaixo da média na cidade de São Paulo, assim como anteriormente observado na última primavera e verão de 2020/21.

 

O inverno de 2021 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 21 de junho, à 00h32min e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021, pelo horário de Brasília. A expectativa para a nova estação ainda não é muito animadora, já que os modelos meteorológicos indicam volumes de chuva inferiores à média histórica no estado de São Paulo (incluindo a capital) e lembrando que este valor já é baixo, pois o inverno naturalmente é uma estação mais seca.

 

Chuva

Chuva inferior à média não significa ausência total de precipitação, mas sim que os acumulados não serão suficientes para alcançar a Climatologia. Algumas simulações indicam períodos com chuva mais expressiva na faixa central e leste do estado na segunda semana do mês de junho, e na primeira quinzena do mês de agosto (e este evento tende a ser abrangente e alcançar boa parte do estado), e entre estes períodos, a chuva acontece de forma irregular e pouco volumosa.

 

Temperaturas

Em relação às temperaturas, não há previsão para frio intenso no estado e capital ao longo do mês de junho. Duas massas de ar frio mais abrangentes devem atingir São Paulo no inverno, uma prevista para a segunda quinzena de julho, e outra próxima a virada de quinzena no mês de agosto, ambas capazes de manter a temperatura mínima abaixo dos 10°C em diversos municípios paulistas.

 

Fora estes dois eventos, não há expectativa para que fortes ondas de frio atinjam São Paulo, e por isso a temperatura durante o inverno tende a fechar acima da média para o período.

 

Veja também:

Expectativas do clima em junho de 2021 no Brasil

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias