Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Clima pode impactar vendas no varejo

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Clima pode impactar vendas no varejo

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    6 min de leitura

    Oferecido por

    Foto: Istock

     

    A nova estação se aproxima! O Inverno começa no próximo dia 21 de junho, às 00h32, horário de Brasília e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021.

     

    O mercado varejista está aquecido com as vendas para o Dia dos Namorados, no próximo final de semana, 12 de junho. De acordo com a pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), neste ano, as vendas de Dia dos Namorados devem apresentar um aumento de 8% em relação ao volume de vendas de 2020. A expectativa é que a data aqueça o setor varejista e provoque um equilíbrio no balanço semestral.

     

    Até o final da da temporada, os lojistas pretendem liquidar as peças de Inverno,
    mas dependem da previsão do tempo. Será que vem mais frio por aí? 

     

    Segundo a Climatempo Meteorologia, esse Clima mais seco na região central do Brasil confirma a previsão climática elaborada pelos meteorologistas com um ano de antecedência.

     

    O meteorologista Celso Oliveira antecipa que antes do final do Outono teremos a passagem de pelo menos mais uma frente fria acompanhada de ar polar. Uma inclusive nesta semana, com potencial para ocorrência de geada nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense e queda de temperatura em outras áreas como São Paulo, Rio De Janeiro e Mato Grosso do Sul.

     

    Dia dos Namorados terá frio e geada no Sul do Brasil

     

    No período de 14 a 20 de junho há uma tendência de chuva para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Novamente, a chuva mais forte fica concentrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais seguem com pouca chuva e com uma tendência de tempo seco.

     

    Destaque para o Norte e Nordeste do Brasil. Nestas áreas, as chuvas ficam concentradas mais ao norte destas Regiões.

     

    Varejo

     

    Para o seu segmento no varejo, quais as consequências de um dia chuvoso ou ensolarado? Se você percebe que seus resultados oscilam junto com o clima, deve ter a consciência da importância de ser informado, com antecedência sobre o que acontecerá com o tempo.

     

    O varejo é um dos segmentos que mais sofre com a crise do país. A queda do poder aquisitivo dos brasileiros em decorrência de inúmeros fatores contribuiu para uma baixa nas vendas nas mais diversas áreas. Porém, não é esse o único impasse que o setor enfrenta. O clima também tem se mostrado um desafio e tanto.

     

    Os relatórios e dados meteorológicos conseguem guiar as grandes empresas e ditar quais serão as necessidades dos clientes, oferecendo os produtos com antecedência. “Durante os dias mais frios, por exemplo, produtos como aquecedores, alimentos, bebidas em geral e a coleção outono-inverno vendem muito. Por outro lado, se faz calor no inverno, o impacto é exatamente o contrário”, explica o meteorologista.

     

    Dia do Namorados 

     

    “O Dia dos Namorados ainda é a terceira data mais importante para o varejo. Roupas, perfumes e chocolates serão os itens mais procurados na data. Flores e acessórios também estarão presentes na lista de produtos e podem resultar em crescimento das vendas”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff 

     

    Mesmo com a demanda do e-commerce, a maior concentração das vendas vai permanecer no comércio físico - os shoppings e as lojas de rua irão receber o maior fluxo de consumidores. Para a entidade, cerca de um terço das vendas será pelo ambiente virtual e o restante nas lojas físicas, o que resultará para o estado de São Paulo, um montante de 7 bilhões de vendas  em torno da data. As lojas podem aproveitar o período para oferecer promoções variadas e descontos. O objetivo é recuperar parte do seu caixa e fluxo, diz Stainoff.

     

    Dados de clima são importantes para o varejo

     

    Para auxiliar o setor quanto às informações climáticas, a Climatempo disponibiliza uma consultoria específica de Varejo.

     

    “Nossa ferramenta mostra aos clientes as condições meteorológicas de até 12 meses para frente com acompanhamento de especialista à curto prazo para ajudar o cliente na tomada de decisão, seja para o ponto de venda, otimização do estoque, logística ou comunicação”, explica Rafael Augusto, vice-presidente de mídia da Climatempo.

     

    Com base em análises meteorológicas, embasadas por comparativos com o ritmo de venda de determinado produto, a Climatempo consegue pontuar para os varejistas qual o melhor momento para vendas e quais as necessidades de estoque.

     

    “As soluções da companhia utilizam meteorologia de precisão, sempre com foco na inovação científica, na tecnologia e na assessoria de qualidade. Por conta disso, os produtos e serviços oferecidos contribuem com a melhora da produtividade na execução de projetos e com a otimização de planejamentos diversos”, diz Rafael Augusto.

     

    Leia também: Semana instável e com temperaturas mais baixas no Sudeste

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias