Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Entre nessa onda: a Década do Oceano está começando

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Entre nessa onda: a Década do Oceano está começando

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Podcast O Clima entre Nós - entre nessa onda - decada dos oceanos

    3 min de leitura

    Oferecido por

    O ano de 2021 marca o início da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. É assim que a Organização das Nações Unidas nomeou o período de 2021 a 2030, convocando a comunidade científica e a sociedade em geral a fazer um grande esforço para estudar e entender a vida dos oceanos e também compreender melhor as relações do oceano com a vida humana e o meio ambiente.

     

    O contato com os oceanos está na história da civilização humana, mas na era moderna do século 20 descuidamos demais dos oceanos. O lixo produzido no continente vai para o mar colocando a vida marinha em risco. As ilhas de plásticos são tão grandes que podem ser vistas pelos satélites meteorológicos do espaço. Microplásticos já estão sendo observados no fundo dos oceanos e estão sendo carregados pelo vento, de volta para o continente, e entrando na formação das nuvens. 

     

     

    A crise do Clima passa pela crise dos oceanos. Precisamos entender o mar para saber sobre o ar e sobre os impactos das mudanças climáticas.  Nossa relação com os oceanos não pode mais ser simplesmente de  exploração para consumo próprio e nem apenas para nossa diversão. A nossa vida neste planeta depende da saúde dos oceanos. 

     

    É sobre todas essas questões que esta edição do podcast O Clima entre Nós, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, conversou com Vinícius Lindoso, Oficial de Comunicações da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, o principal órgão das Nações Unidas para a ciência dos oceanos e aconselhamento político com base na ciência.

     

    A Década da Ciência Oceânica quer juntar todas as pessoas, cientistas, quem trabalha no mar e a sociedade em geral para por o oceano em evidência.  Nas palavras de Vinícius Lindoso: 

     

    “A década da ciência para o oceano veio para chacoalhar as coisas, para tirar o oceano das páginas do meio ambiente dos jornais e revistas e mostrar que ele está por toda a parte. Oceano é política, oceano é economia, oceano é fashion, é cultura, é arte. Estamos todos conectados a ele”

     

     

    Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e também no Youtube.

     

    Entre nessa onda e faça parte da #geraçãooceano!

     

    Boa escuta!

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias