Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva volta a ganhar força em Santa Catarina nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Lucas Vasconcelos, Florianópolis (SC)

3 min de leitura

Oferecido por


A população de Santa Catarina deve se preparar, pois a chuva volta a ganhar força no estado. Entre os dias 08 e 09 de junho, o estado de Santa Catarina passou por uma situação atípica, com acumulados de chuva que superaram os 100 mm em diversos municípios costeiros como Araranguá e a própria capital Florianópolis, e volumes acima dos 200 mm em cidades como Canelinha e Tubarão. A chuva deu uma trégua nos últimos dias, mas essa situação já está prestes a mudar. 

 


Atenção para a volta da chuva volumosa

 

Nos próximos dias, um grande sistema de alta pressão atmosférica presente no oceano, na costa da Região Sul, provoca uma pista de ventos úmidos que sopram do mar para o continente, que vão injetar muita umidade sobre o leste de Santa Catarina. Isto vai fazer com que o tempo fique novamente instável e com previsão de chuva a qualquer hora do dia na faixa leste do estado.


As condições para chuva aumentam especialmente a partir desta sexta-feira, 18 de junho. No sábado (20), esta circulação de ventos marítimos, combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica, intensifica ainda mais a chuva sobre todo o estado, com acumulados que tendem a ser mais elevados e pontualmente podem ultrapassar os 50mm, inclusive na capital.

 

No domingo (21), as áreas de instabilidade começam a enfraquecer, mas ainda há risco de chuva moderada a forte intensidade entre a Grande Florianópolis, litoral sul e Serra Catarinense.


Início do inverno

O inverno começa oficialmente à 00h32 (hora de Brasília), na segunda-feira, 21 de junho.

 

No início do inverno, algumas áreas de instabilidade ainda mantêm as condições favoráveis para chuva sobre todo o estado, mas que desta vez ocorrem de maneira mais localizada e passageira. Novos episódios de chuva intensa são esperados para a próxima quinta-feira (24), especialmente em áreas serranas e no litoral sul, onde mais uma vez os acumulados de chuva tendem a ser mais elevados.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias