Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outono termina com frio e pouca chuva em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São Paulo/SP por Clima ao Vivo

4 min de leitura

Foto: São Paulo/SP por Clima ao Vivo

 

Uma frente fria chegou ao estado de São Paulo na quinta-feira, 16 de junho, e agora este sistema já se afastou do estado, mas continua avançando pelo Sudeste do Brasil. 

 

A passagem desta frente fria provocou chuva volumosa no litoral paulista, especialmente entre o litoral sul e a Baixada Santista. Entre 19h de quarta-feira (16) e 06h desta quinta (17), foram acumulados quase 68mm no Guarujá e 62mm em Peruíbe, sendo que a maior parte da chuva caiu apenas entre 20h e 22h de ontem. Outras cidades como Santos, São Vicente, Bertioga e Praia Grande acumularam entre 35 e 40mm.

 

 

Chuva diminui no estado

Além do litoral, a quinta-feira amanheceu nublada, com névoa e com registro de chuva em muitas áreas do sul e do leste de São Paulo, inclusive na Grande SP. No entanto, a chuva já tende a diminuir no decorrer da manhã. Entre a tarde e a noite só deve chover no litoral e de forma mais isolada e fraca.

 

Na Grande São Paulo, nos Vales do Paraíba e Ribeira e em regiões como Sorocaba, Itapetininga e Presidente Prudente, a tendência é de aberturas de sol, variando com períodos mais nublados, mas sem chuva. As temperaturas sobem devagar e a sensação ainda é de frio no decorrer do dia.

 

Tendência

Na sexta-feira o céu continua com muitas nuvens e ainda pode chover, principalmente entre a tarde e a noite, em cidades do sul e leste do estado, mas sem expectativa de chuva volumosa. Na Grande São Paulo, só há expectativa de garoa à noite. O frio ainda é o destaque.

 

No fim de semana, o ar frio enfraquece e o fluxo de ar quente vem do interior do país vai ajudar a subir um pouco as temperaturas. As noites e madrugadas não devem ser tão frias e as tardes vão ficar mais amenas nas áreas do sul e leste do estado. Em muitas áreas do interior a sensação será de calor durante a tarde.

 

O padrão de circulação de ventos muda no sábado e ocorrem pancadas rápidas e isoladas de chuva no estado. No domingo de junho, 20 de junho, a temperatura diminui novamente e ocorrem rajadas de vento ao longo do dia, principalmente no sul, leste e nordeste do estado. No entanto, a chance de chuva já é menor.

 

Veja como ficam as temperaturas na cidade de São Paulo

 

O inverno 2021 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 21 de junho, à 00h32min e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021, pelo horário de Brasília.

 

Leia também:

Inverno 2021 no Brasil - análise regional

+ mais notícias