Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão para o inverno 2021 em todo o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Inverno 2021 - análise regional em podcast

6 min de leitura

Oferecido por

 

O solstício de inverno no Hemisfério Sul, que o início do inverno, acontece à 00h32 do dia 21 de junho e se estende até 16h21 de 22 de setembro, pelo horário de Brasília A data e horário do início e fim das estações do ano é definida por cálculos astronômicos e não pela Meteorologia.

 

Para falar sobre o como será o Clima no inverno de 2021, o podcast O Clima entre Nós conversou com Ana Clara Marques, analista de clima da Climatempo

 

Encontre outros podcasts interessantes na playlist do O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e também no Youtube.

 

 

 

 

Boa escuta!

 

 

El Niño - Oscilação Sul (ENOS)

O fenômeno ENOS, abreviatura para El Niño - Oscilação Sul, importante modulador do regime de chuva sobre o Brasil, atualmente se encontra em neutralidade, de acordo com a agência norte-americana NOAA - Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Esse cenário deve permanecer até o início da próxima primavera. A fase neutra do ENOS não influencia o clima brasileiro.


Previsão para o inverno 2021 para as Regiões do Brasil

 

Região Sul

 

O inverno começa com temperatura alta na faixa norte da Região (PR), mas com o passar das semanas a frequência de massas de ar polar vai aumentando e o frio vai ganhando força. A previsão indica temperaturas inferiores ao que normalmente se observa para o período. A chuva será frequente, como é comum nesta época. Porém os volumes devem ficar abaixo da média histórica. O maior risco de geada e de neve é para agosto

 

Região Sudeste

 

Assim como em 2020, o inverno de 2021 tende a ser mais quente que a média no Sudeste do país. Apesar disso, algumas massas de ar frio são esperadas ao longo da estação, derrubando a temperatura especialmente entre SP e o Sul de Minas. São esperados dias de sol forte e temperatura alta para a época do ano intercalados com entradas de massas de ar polar. O frio não deve ser persistente e logo o sol volta a aparecer. É o período seco na maior parte da região e a chuva ainda deve ficar abaixo da média. O maior risco de geada  é para agosto

 

Região Centro-Oeste

 

A maior parte dos dias será de tempo aberto, com sol forte e temperaturas altas, como é comum na região. É o período seco, então a chuva já não é esperada. Apenas no MS ainda ocorrem algumas pancadas pela influência de frentes frias mais continentais. Algumas massas de ar frio conseguem chegar até as capitais de MS, MT e poucas conseguem chegar a Goiânia e Brasília, onde a temperatura fica bastante estável ao longo da estação. Há risco para ocorrência de eventos de geada no MS, mas no sul de GO é menos provável. O maior risco de geada  é para agosto

 

 

Região Nordeste

 

A chuva ainda é frequente na costa leste e norte da região no início da estação, mas diminui de intensidade com o passar dos meses. Há indicações de que as chuvas fiquem abaixo da média, principalmente entre o Rio Grande do Norte e Paraíba. O calor também aumenta ao longo do período, especialmente na faixa mais ao sul, onde a temperatura deve ficar acima da média histórica. No interior, o tempo seco e quente predomina e não há expectativa de chuva.

 

Região Norte

 

No geral, a região apresenta chuvas acima da média, embora o volume de chuva não seja muito significativo, pois é de se esperar um trimestre mais seco. Especialmente no extremo norte a chuva é bem regular, com volumes elevados para a época do ano. No centro-sul, o tempo seco predomina, com vários dias de sol, tempo aberto e temperatura até acima da média. Poucas massas de ar frio conseguem chegar ao sul da região e provocar eventos de friagem em RO, no AC e no sul do AM. As friagens só devem ocorrer em agosto.

 

 

Os mapas a seguir representam o resumo da previsão climática da Climatempo Meteorologia para o inverno de 2021 e pode ser diferente de outros institutos de meteorologia. Se você necessita de uma consultoria específica para a sua região, entre contato e faça um orçamento.

 

Previsão de anomalia de precipitação

 

Julho 2021

 

Anomalia de precipitação para julho de 2021

 

Agosto 2021

 

Anomalia de precipitação para agosto de 2021

 

Setembro 2021

 

Anomalia de precipitação para setembro de 2021

 

Previsão de anomalia de temperatura máxima e mínima

 

Julho 2021

 

Anomalia de temperatura para julho de 2021

 

 Agosto 2021

 

Anomalia de temperatura para agosto de 2021

 

 Setembro 2021

 

Anomalia de temperatura para setembro de 2021

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias