Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Show Your Stripes - Conheça a campanha

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

 

Por que os meteorologistas do mundo todo estão compartilhando gráficos de listras ou usando roupas azul e vermelho?

 

Isso tudo faz parte de uma campanha que busca a conscientização para as mudanças climáticas “Show Your Stripes” ou "Mostre as suas listras" em português.


O gráfico que mostra barras azuis no seu início e vai para a coloração vermelha mostra o quanto a temperatura média subiu nos últimos anos em relação à média global.


Este estilo de apresentação de dados foi elaborado pelo pesquisador e professor Ed Hawkins da Universidade de Reading no ano de 2018. A forma foi construída para simplificar o conhecimento, desta maneira mais pessoas conseguem compreender a informação e os impactos das alterações do Clima.

 

pasted image 0

Anomalia da temperatura média global de 1850 até 2020

 

pasted image 0 (1)

Crescimento da temperatura média global de 1850 até 2020

 

As imagens apresentadas pela Universidade de Reading mostram que a temperatura média global sofreu um aumento de 1,2 °C. Também é possível observar um aumento rápido a partir da década de 1980.

 

Brasil, mostre as suas listras


E como estão as listras do Brasil? No próprio site da Universidade de Reading é possível selecionar o gráfico para algumas regiões específicas.


Fizemos isto para o Brasil. É possível observar um aumento de temperatura média, mas desta vez o crescimento é mais rápido a partir da década de 1990, quando as listras ficam em vermelho mais intenso.

 

mudança-temperaturas

 

 

 

Veja também: Climatempo reúne especialistas para debater mudança climática

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias