Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mar fica agitado no Sul e Sudeste nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Nos próximos dias, três sistemas meteorológicos vão deixar o mar agitado nas praias do Sul e do Sudeste, especialmente no domingo, dia 28 de junho.

 

Dois destes sistemas já atuam em alto-mar. Trata-se de um ciclone, a cerca de 1.800km do litoral do Brasil e de uma área de alta pressão atmosférica, com centro ao largo da costa brasileira, como indicado abaixo.

 

1


O sistema de baixa pressão (ciclone) provoca vento intenso sobre o oceano, enquanto que o sistema de alta pressão disponibiliza uma extensa pista de vento, que sopra persistente da mesma direção. Toda essa energia é transferida para oceano, gerando as ondas que já no sábado chegam o litoral do Sudeste e do Sul do Brasil.

 

Entre o sábado (26) e o domingo (27), há previsão de formação de novo ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul. 

 

Como indicado abaixo, esse sistema também provoca vento intenso sobre o mar, colaborando ainda mais com a elevação das ondas já no domingo pela manhã, dia 27.

 

2

 

A figura abaixo indica que a ondulação predominante do mar é de leste, com altura das ondas por volta de dois metros e meio na faixa litorânea entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas praias de São Paulo e do Paraná, a previsão indica ondas de até 2 metros. O litoral do Rio De Janeiro tem ondas maiores, chegando a 3 metros de altura na costa norte e Região dos Lagos.

 

3

 

A segunda-feira, dia 28, ainda amanhece com mar agitado na costa entre Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas a tendência é de diminuição da altura das ondas.

 

Leia também: Próxima semana começa gelada e com neve

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias