Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais e ar seco no Norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belém (PA), por Ludmila Silva

4 min de leitura

Oferecido por

A Região Norte do Brasil terá grande contraste de umidade nos próximos dias. Enquanto a parte norte da região permanece úmida e com pancadas de chuva frequentes, a porção ao sul da região, onde estão o Acre, o Rondônia, o sul do Pará e o sul do Amazonas vão ter dias de baixa umidade e tempo seco.

 

Friagem chegou ao fim

 

A forte friagem que ocorreu no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas chegou ao fim. O ar frio de origem polar se afasta de vez nesta sexta-feira e a temperatura sobe rapidamente já nesta sexta-feira. O dia amanhece um pouco frio, mas logo esquenta.

 

Novo recorde de frio em Rio Branco

 

A madrugada de 1 de julho foi a mais fria do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,4°C de temperatura mínima. O recorde de frio para este ano foi batido pelo segundo dia consecutivo, já que nesta terça-feira Rio Branco havia registrado 11,6°C.

 

 

Risco de chuva forte na faixa norte da Região

 

A chuva segue concentrada na faixa norte da Região Norte ao longo dos próximos dias e acontece de forma mais expressiva entre Roraima, Amapá, norte do Amazonas e do Pará. Toda essa chuva está associada com a instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que nesta época do ano ainda influencia o extremo norte do Brasil.


A entrada de umidade por causa da ZCIT, combinada com as altas temperaturas, vai deixar o tempo instável principalmente sobre o norte de Roraima e do Amapá, onde são esperados de 30 a 50mm de chuva acumulados nesta sexta-feira, 2 de julho. No centro--norte do Pará e no norte do Amazonas também chove em forma de pancadas, com risco de trovoadas, intercaladas com períodos de sol.

 

No Acre, em Rondônia, no centro-sul e oeste do Amazonas, no sul do Pará e em quase todo o Tocantins,  a temperatura sobe e o ar seca mais. Níveis de umidade em torno dos 30% poderão ser observadas nas horas mais quentes do dia, especialmente no Tocantins e Rondônia.

 

 

Fim de semana


Ao longo do fim de semana a chuva vai persistir sobre a faixa norte da Região Norte, com destaque para a capital Boa Vista, onde a chuva será volumosa e o tempo fica fechado durante o sábado, 3 de julho, e no domingo, 4.

 

Nas demais áreas da Região, como o sul do Pará, sul do Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, a condição é de tempo firme durante todo o final desta semana. A temperatura segue em elevação e o ar fica seco.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias