Oferecido por
Fonte: JAXA Global Rainfall Watch
A chuva torrencial do último sábado, 03 de julho, provocou deslizamentos na cidade costeira de Atami, na região de Shizuoka, no Japão. Várias casas foram soterradas e algumas pessoas ainda seguem desparecidas na região. Até o momento, duas mortes já foram confirmadas, segundo agência de notícias Kyodo.
Confira os volumes de chuva acumulados entre 12h de 02/07/21 e 12h de 03/07/21, segundo dados da Japan meteorological Agency.
No período de 72h, devido a uma frente fria em lento deslocamento, a precipitação constante da ordem de 50-60mm/h acumulou 805mm em Hakone, e de 400 a 500 mm abrangendo grande área da província de Shizuoka, a sudoeste de Tokyo. A chuva frontal foi intensificada devido a presença do fluxo de ar quente e úmido, combinada com ar frio em altitude e cavado na atmosfera superior.
Buscas continuam
Além das casas que foram soterradas, o avalanche de lama arrastou diversos veículos e provocou muitos transtornos na região. As equipes de resgate continuam os trabalhos em busca de novos sobreviventes.
A situação é de alerta máximo, já que não se descarta o risco de novos deslizamentos de terra, inundações e transbordamento de rios.