Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Paraná terá nevoeiro intenso na quinta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A semana começou com forte nevoeiro na Região Sul. Pelo segundo dia consecutivo, Porto Alegre amanheceu com denso nevoeiro e visibilidade horizontal de apenas 100m no Aeroporto Salgado Filho. O nevoeiro, além de intenso, foi duradouro e predominou entre a meia-noite e 10:30 da manhã desta terça-feira (06). Em Curitiba, a menor visibilidade foi de 400m e ocorreu durante a madrugada e manhã desta terça.

 

Esta situação deve se manter na próxima madrugada, mas é a partir da madrugada e manhã de quinta-feira (08), que os modelos meteorológicos indicam aumento tanto em intensidade quanto em durabilidade do fenômeno no leste do Paraná e avançando também para o estado de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais.

 

Baixa visibilidade

 

Atenção para a madrugada e primeiras horas desta quinta-feira, há previsão de formação de nevoeiro denso reduzindo a visibilidade horizontal em vias, rodovias e aeroportos, desde a capital e litoral do Paraná, passando pelo litoral Paulista, RMSP, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerias, Costa Verde até o Grande Rio, com previsão de longa durabilidade, até por volta das 9h da manhã.

 

O estado do Paraná deve ser o mais afetado. À noite, volta a condição para formação de nevoeiro, que se estende até a manhã da sexta-feira (09), entre a capital Curitiba e o litoral do estado.

 

Mas o que é um nevoeiro?

 

O Nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que afeta seriamente a visibilidade. Ou seja, a visibilidade horizontal fica abaixo dos 1000 metros.

 

Exemplificando: o nevoeiro é um monte de gotículas de água no ar, próximo ao solo, formadas pela alta umidade e pela baixa temperatura. Já a névoa úmida é menos densa que o nevoeiro e sua visibilidade horizontal varia entre 1000 e 10000 metros.

 

 

Saiba mais em: Nevoeiro: o que é, onde e como se forma

 

 

Conheça o segundo ODS dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias