Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Situação do evento ENSO no Pacífico Equatorial

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Probabilidade de ocorrência de La Niña (barra azul), de neutralidade (cinza) e de El Niño (vermelho)

4 min de leitura

Oferecido por

O novo boletim do CPC/ IRI  com a atualização da previsão climática de ENSO foi divulgado no dia 8 de julho de 2021. Há um indicativo de que o oceano Pacífico Equatorial, que está atualmente em neutralidade, volte a ter um resfriamento, situação conhecida como "repique de La Niña".  Estes eventos de "repique" no Pacífico Equatorial já ocorreram em vários anos. Porém, há controvérsias sobre o "repique de La Niña" este ano.

 

Confira a análise do CPC/IRI - Climate Prediction Center/International Research Institute for Climate and Society atualizada em 8/7/2021

 

Há um indicativo de possível novo resfriamento do oceano Pacífico (repique da La Niña no final do ano), principalmente entre os meses de outubro até janeiro de 2022, afetando diretamente a primavera e o início do verão no Hemisfério Sul.

 

Probabilidade de ocorrência de La Niña (barra azul), de neutralidade (cinza) e de El Niño (vermelho)

 

Caso essa previsão se concretize, o risco de estiagem para a estação úmida é iminente, atingindo novamente o Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, novas cheias de rios na Região Norte poderão ocorrer.

 

O efeito do La Niña será visto apenas durante o período úmido brasileiro com chuva acima da média no Norte e Nordeste e abaixo da média no Sul e no Mercosul. O inverno deve transcorrer sob neutralidade (nem El Niño e nem La Niña), embora a chuva continue abaixo da média no Sul.

 

 

Influência da Agricultura

 

De qualquer forma, para a agricultura, espera-se melhor desenvolvimento das lavouras no MATOPIBA, embora também exista chance de invernada durante a colheita, enquanto o Sul do Brasil e o Mercosul podem ter perdas pontuais pelas estiagens regionalizadas.

 

As Regiões Sudeste e Centro-Oeste podem ser ter seca e aumento de chuva: São Paulo e Mato Grosso do Sul com estiagens regionalizadas e Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso com chuva persistente no próximo verão.

 

 

Incertezas na previsão

 

As previsões atuais ainda deixam muita margem para discussões.  A princípio, ainda é uma previsão estendida, e até mesmo podemos vir a ter uma neutralidade com viés negativo para o próximo semestre. Por enquanto, o novo período de chuva começaria no prazo normal e a primavera praticamente não teria muitas mudanças. Mas uma possível La Niña teria efeito durante o verão 2021/2022.

 

Casos de repique de La Niña não são incomuns e já ocorreram em vários anos. Veja alguns exemplos:  2007-2008 e em seguida no biênio 2008-2009. Houve La Niña em 2010-2011 e depois 2011-2012. Outro evento ocorreu em 2016-2017 e o repique veio em 2017-2018.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias