Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana com virada no tempo na Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Curitiba (PR), por por Luiz

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Curitiba (PR), por por Luiz


Na próxima quarta-feira à noite, 14 de julho, um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o Uruguai começa a se desenvolver e, no decorrer da quinta-feira, o sistema vai para o oceano e se organiza como um ciclone extratropical. Posteriormente, o ciclone dará origem a uma nova frente fria que vai avançar pelo Brasil ao longo da semana.

 

O deslocamento do sistema será rápido, mas o destaque vai ser a grande mudança em relação aos dias anteriores. Depois de vários dias secos e até quentes em algumas regiões do Sul, volta a chover e a fazer frio. 

 

Chuva e frio

Na quarta-feira(14) a chuva já se espalha sobre áreas do Rio Grande do Sul e na quinta-feira já deve chover em praticamente toda a Região. Há risco de chuva forte principalmente entre o norte gaúcho e o sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. O tempo fica fechado nesses dias e as temperaturas caem. Ainda na quinta-feira(15), muitas áreas do Rio Grande do Sul vão registrar rajadas de vento de até 50km/h. No litoral e na Região Serrana, os ventos devem ser mais intensos, chegando perto de 80km/h. 

Na sexta-feira a chuva já diminui em grande parte do estado gaúcho e em Santa Catarina, mas tem previsão de temporais entre o Vale do Itajaí, em Santa Catarina e o o Paraná, inclusive na região de Curitiba. 

 


Este é um ciclone bomba?

A palavra "bomba" representa que a pressão deste ciclone cai rapidamente, ou seja, o sistema se fortalece muito rápido, provocando ventos ainda mais fortes. O sistema é considerado "bomba" quando sua pressão cai pelo menos 24hPa em um período de 24 horas. Ou seja, como neste caso não há previsão para uma queda tão acentuada, não expectativa de ser um ciclone bomba. Quando o sistema se afastar para alto-mar, não dá para descartar que se intensifique, mas já bem afastado da costa, de acordo com o que mostram os modelos meteorológicos na leitura desta segunda-feira, 12 de julho.

 

 

Agitação marítima

Com a influência do ciclone no oceano, o mar vai subir nas praias da Região também. Confira aqui mais detalhes.

 

Geada

No sábado, dia 17, tem previsão de geada por amplas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e até no sul do Paraná. No domingo pode gear nas serras gaúcha e catarinense.

 

-su_geada07

 

Outra massa de ar polar avança e reforça o frio entre os dias 19 e 21 de julho. Há risco de geada novamente, principalmente no dia 20. A geada é forte e se espalha sobre os três estados.

 

geada

 

Veja também:

Nova onda de frio vai provocar frio intenso e geada no BR

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias