Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Possibilidade de neve no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Joaquim (SC), por Agência São Joaquim Online

4 min de leitura

Oferecido por

​​Duas fortes massas de ar frio de origem polar avançam sobre o Brasil nos próximos dias e prometem gelar (e congelar) o centro-sul do país. O risco de neve volta a ser considerado, mas a geada será o principalmente fenômeno desta vez. A segunda quinzena de julho de 2021 promete ser gelado no Sul do Brasil, mas também em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e o ar polar vai chegar novamente a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas provocando nova friagem.

 

O frio destas massa de ar será semelhante ao que o Brasil sentiu na virada de junho para julho. Até agora, a menor temperatura registrada oficialmente no Brasil este ano foi de -7,5°C em 29 de junho, em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, e de -6.5ºC em Urupema, também na serra catarinense, no mesmo dia, pela medição do Epagri/Ciram

 

 

Possibilidade de neve no Sul do Brasil 

 

Uma forte massa de ar frio de origem polar vai avançar sobre o Brasil neste fim de semana, 17 e 18 de julho de 2021


A forte queda da temperatura começa a ocorrer no sábado, 17, mas se acentua no domingo. A presença de um ciclone extratropical no oceano, próximo da costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai vai manter um fluxo de umidade sobre o Sul do Brasil em parte dos dias 17 e 18 de julho.

 

 

Ciclone extratropical posicionado perto do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul, no dia 18/7/2021,

segundo previsão do modelo GFS

 

A atmosfera muito fria (entrada de ar gelado, de origem polar) e úmida (circulação do ciclone extratropical joga umidade para o o Sul do Brasil) poderá proporcionar condições favoráveis para a formação de neve e/ou de outros tipos de precipitação invernal. A neve é uma precipitação sólida, isto é, a neve cai de uma nuvem e  para formar nuvens é preciso ter bastante umidade.

 

 


Qual a chance de nevar nos próximos dias?

 

A chance de nevar , ou de ocorrer alguma precipitação de inverno, como chuva congelada,  é considerada apenas para madrugada e amanhecer do dia 18 de junho, domingo, e somente para as regiões mais elevadas da serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

A possibilidade de nevar no dia 18 de julho é baixa. A análise da simulação dos modelos meteorológicos indicou até agora apenas este dia e período. Além disso, apenas o modelo GFS (EUA) mostrou esta possibilidade.

 

 

Indicação de ocorrência neve (mancha azul) para o dia 6h (Brasília) de 18/7/2021, 

segundo a análise do modelo meteorológico GFS

 

No período entre  24 e 29 de julho, espera-se o avanço de uma segunda frente fria, também de forte intensidade, que vai ascender novamente a possibilidade de nevar no Sul do Brasil .

 

Acompanhe as notícias no site da Climatempo nos próximos dias para saber se esta previsão de neve se confirma ou não

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias