Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quatro tormentas atuam no Oceano Pacífico

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: NASA

 

Quatro tormentas estão atuando no Oceano Pacífico. A primeira está um pouco afastada do oeste do México, e trata-se de um furacão, que recebeu o nome de Felícia. Ela sustenta uma velocidade de 125kt, o equivalente a 230 km/h, e é de categoria 4, da escala Saffir-Simpson (que vai até 5).  Nesta segunda-feira (19), perdeu intensidade e agora está com ventos de 70kts (120km/h) e categoria 1. Até o dia 20 de julho, a previsão é de que ela volta a ser tempestade tropical. O sistema ficará em alto mar, sem causar danos nos países próximos.

 

Mais próximo do sul do México, bem próximo à intensa Felícia, uma Depressão Tropical sustenta ventos de até 65km/h, mas a previsão indica que ela se tornará uma depressão tropical, até o dia 20 de julho. Como o sistema está em alto mar a oeste da costa oeste do México, a atenção maior fica para a ilha do Havaí, mas por enquanto não há previsão de que a tempestade chegue ao estado americano.

 

Ilhas ao sul do Japão podem estar na rota do Tufão IN-FA

 

Já na proximidade das ilhas do sul do Japão, China e Coréia do Sul, uma Depressão Tropical se formou no último sábado (17) e já sustenta ventos de 30kts (55km/h).No momento, ganhou força e atua como Tempestade Tropical com ventos de 55kts (102km/h).

 

O sistema se desloca para oeste e pode atingir ilhas ao sul do Japão, norte de Taiwan e leste da China em forma de Tufão nas próximas 24 horas, provocando ventos de até 75kts (140 km/h), chuvas intensas com acumulados elevados, ventania e ondas do mar de mais de 6 metros de altura. Seu ápice está previsto para 22 de julho, com ventos de 95 kts (176km/h). A previsão é de cerca de 300mm de chuva. Até 24 de julho, perde intensidade.

 

Outra tempestade ameaça o leste asiático, sob o nome de Cempaka. A tempestade tropical se formou nesta segunda (19), com ventos de 55kts (102km/h). A tempestade se encontra a sul de Hong Kong e ganha intensidade nas próximas 12h, podendo atingir Hong Kong e Macau com ventos de 65kts, sendo assim, classificada como tufão. Cempaka volta a perder intensidade e será reclassificada como Tempestade Tropical até as próximas 36 horas.

 

 

As águas no Oceano Pacífico Noroeste estão elevadas, com temperaturas entre 28°C e 29°C, fator essencial para a facilidade novos tufões na área.

 

 

 

Leia também: Excessos do clima na saúde dos atletas

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias