Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Aumentou a chance de neve e até mesmo no Sudeste!

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Conforme falado em nosso site, a segunda onda de frio mais intensa do ano acabou de passar e já estamos de olho na próxima. Isto porque as simulações atmosféricas mantêm e até aumentam a chance de neve para a próxima semana.

 

Até então, o modelo americano GFS e o europeu ECMWF davam a possibilidade de neve e de chuva congelada apenas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira (28).

 


O que mostram as novas previsões?

 

Agora, as simulações nos mostram o frio ganhando força, muita força! Os dois modelos citados anteriormente aumentam a chance das precipitações invernais para toda a serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

 

E não apenas a área de ocorrência aumentou, mas também o período. Inicialmente era apenas na madrugada da quarta-feira, 28 de julho, mas agora também tem a possibilidade de ocorrer na terça-feira (29).

 


Neve no Sudeste

 

Nesta quinta-feira (22) o modelo europeu mostra chance de pequenos flocos de neve com chuva congelante até mesmo no Sudeste! Claro que está possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio De Janeiro, pode ter a chuva congelante.

 

Vale lembrar que apesar de ser o estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude.

 

Para causar menos espanto, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas em 1985 a neve foi tanta que demorou 3 dias para derreter. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

 

Independente desta chance de precipitação invernal no Sudeste, uma coisa é inegável: vem muito frio na próxima semana!

 

Para os amantes do frio, excelente notícia. Para quem não gosta muito... É melhor manter o edredom e o aquecedor por perto!

 

Atenção! Vale lembrar que esse tipo de previsão costuma oscilar, pois precisa da exata combinação de umidade com ar muito frio.


Fique ligado para as novas atualizações!

 

 

Veja também: Com calor, chuva e frio, SP terá gangorra no tempo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias