Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Geada negra pode atingir áreas do Paraná nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

 

Ao longo dos próximos dias uma intensa massa de ar de origem polar vai atingir o centro-sul do país e derrubar as temperaturas. Grande parte da região Sul e áreas do estado de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais terão a ocorrência de geada (e até neve) devido às baixas temperaturas.

 

Qual a diferença entre geada branca e geada negra?


Além da geada “comum”, conhecida como geada branca, outro tipo de geada pode atingir áreas produtoras, principalmente do Paraná ao longo dos próximos dias. Esta é conhecida como Geada Negra. O fenômeno leva esse nome por conseguir queimar (e escurecer) a vegetação ou a plantação, principalmente as culturas mais baixas e rasteiras, mas não é muito comum de acontecer.

 

Paraná pode ter perdas nas plantações 

 

O estado do Paraná passou por uma forte geada negra em 1975 que queimou quase todas as plantações. A principal cultura do estado na época, o café, foi dizimado e o impacto foi tão grande que afetou até mesmo a economia da região.

 

Agora, com a chegada desta intensa massa de ar polar, o Paraná pode ter registro de geada negra mais uma vez e os agricultores podem sofrer perdas em suas lavouras.

 

As plantações que podem ser mais prejudicadas são as de hortaliças e fumo, mas o café também está muito propício a perdas, pois o frio consegue congelar a parte interna da cultura e a planta morre antes da formação e congelamento do orvalho.

 

 

Como ocorre a geada negra? 

 

Este tipo de geada acontece devido à combinação entre a temperatura muito baixa e rajadas de vento frio que ocorrem com moderada a forte intensidade. Esta combinação incomum, em geral, acontece pela passagem de massas de ar de origem polar, principalmente as mais intensas.

 

 

 

Veja também: É FAKE: Frio mais intenso do século chega ao Brasil esta semana

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias