Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para o risco de ressaca forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Caraguatatuba (SP, praia Martim de Sá por Fernanda Rafael

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Caraguatatuba (SP), praia Martim de Sá, por Fernanda Rafael

 

Atenção para o risco de forte ressaca no Sul, Sudeste e em Caravelas (BA)

 

A forte frente fria que está avançando sobre o Brasil está associada a uma onda de frio intensa e a um ciclone extratropical.


O ciclone extratropical sobre o mar, na costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, causando vento forte em uma vasta área oceânica. Isto deixa o mar muito agitado e gera grandes ondas que vão se espalhar pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021. A lua cheia vai ajudar e elevar o mar e a aumentar a altura das ondas

 

A Climatempo alerta que as condições para ressaca no litoral do Sul e do Sudeste até o dia 30 de julho são muito altas. Esta deve ser a ressaca mais perigosa do ano, até agora, pior do que a ocorreu em abril.


O mar fica muito perigoso para a navegação, lazer e esportes. Evite entrar no mar nos próximos três dias.

 


Maré de sizígia

 

A lua cheia tem grande influência sobre as marés e causa a aumento do nível da maré,  conhecido como maré de sizígia. Isto ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Assim, a força gravitacional que a lua exerce sobre a Terra afeta o movimento da água do mar. A atração gravitacional exercida pelos dois astros sobre o oceano se soma, gerando correntes marítimas que causam uma elevação máxima do nível do mar na direção dessa linha (marés máximas ou de sizígia). A maré de sizígia intensifica a ressaca e o recuo do mar, como aconteceu em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo

 

Previsão da altura das ondas


No decorrer desta quarta-feira, 28 de julho de 2021, grandes ondas se espalham pelo litoral do RS e de SC e começam a avançar até o litoral de SP do RJ. As 


Há risco de ressaca entre os dias 28 e 30 de julho entre o Arroio Chuí (RS) e Laguna, (SC), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura. 


Entre os dias 28 e 30 de julho há risco de ressaca entre Laguna, SC e Arraial do Cabo, RJ, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura.  

 

No litoral sul da Bahia o mar fica bastante agitado e com risco de ressaca em Caravelas (BA), as ondas ficam em torno dos 3 metros de altura, algumas praias, podem ter até mais!

 

 

REssaca 28-30-7-2021

Altura das ondas entre 28 e 30 de julho de 2021 (modelo WW3)

 

 

Atenção para a chuva  no litoral de SP e do RJ

 

A passagem de uma frente fria estimula áreas de instabilidade que vão provocar chuva persistente ao longo da quarta-feira (28) no litoral de SP e no sul do estado do RJ. Além disso, até a quinta-feira (29) as rajadas de vento são fortes, com até de 60km/h.

 

No litoral do RS podem ocorrer rajadas de até 90 km/h nesta quarta-feira, 28. O vento fica  forte nos dias 28,29 e 30/07 no Rio De Janeiro e no Espírito Santo

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias