Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo vai gelar mais: previsão de 3°C a 5°C até sexta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por André C.

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por André C.

 

São Paulo muito g e l a d a: menos de 10°C à tarde 

 

São Paulo gelou mesmo! Na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro registrava 10,9°C ao meio-dia e foi baixando à tarde até chegar em 9,3°C às 16 horas


Menos de 10°C em uma tarde na cidade de São Paulo é uma situação rara, mas já ocorreu e não faz tanto tempo assim. Em 24 de julho de 2013, a temperatura às 15 horas no Mirante de Santana foi de 8,6°C.  Por volta das 18 horas, a temperatura na cidade variava entre 8°C e 12°C, pela medição do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura. 

 


Por que esfriou tanto?

 

Não foi apenas o tempo chuvoso que fez a temperatura cair tanto em São Paulo. Uma forte massa de ar frio de origem polar entrou no estado de São Paulo nesta quarta-feira, 28 de julho, e a combinação da chuva, a falta do sol por causa do céu nublado, e a presença desse ar gelado fez a temperatura despencar. Esfriou muito em todas as regiões paulistas.

 

Na sempre quente São José do Rio Preto, no noroeste do estado, a temperatura às 19 horas era de apenas 10°C, no aeroporto local, mas com sensação térmica de 6°C. Em Presidente Prudente, a temperatura no aeroporto local estava em torno de 11°C, nesse horário, e com sensação térmica também de 6°C.

 

O frio de origem polar continua atuando com muita força sobre o estado de São Paulo durante esta quinta-feira e na sexta-feira, 30 de julho, o que vai manter as temperaturas baixas praticamente o dia todo, em todas as regiões paulistas. 

 

As madrugadas dos dias 29 e 30 de julho de 2021 serão as mais geladas do ano, provavelmente.

 

Capital pode ter frio recorde de décadas

 

A Climatempo está prevendo temperatura em torno de 5°C para grande parte da cidade de São Paulo na madrugada desta quinta-feira, 29 de julho. Para  a sexta-feira, 30, a previsão é de que a temperatura chegue aos 3°C. 

 

Em 13 de junho de 2016, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,5°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.

 

Se na próxima sexta-feira a temperatura baixar de 3,5°C, mesmo que seja por apenas um décimo, a cidade de São Paulo terá a menor temperatura registrada em 27 anos, desde o inverno de 2013, quando a temperatura chegou a 0,8°C no dia 10 de julho de 1994.

 

A onda de frio de julho de 1994 foi uma das mais intensas do século 20.

 

Alto risco de geada

 

Temperaturas abaixo de 0°C poderão ocorrer nesta quinta-feira, 29, na região da Serra da Mantiqueira e também algumas áreas no sul e sudoeste do estado.

 

Há condições para formação de geada em praticamente todas as regiões paulistas nesta quinta-feira. Não deve gear no litoral e nem na região do Vale do Paraíba. 

 

Mas não se poderia descartar completamente a formação de geada em algumas áreas da Grande São Paulo, ainda que de forma isolada,  como por exemplo aqueles mais a oeste, sudoeste e noroeste da RMSP.

 

Risco de geada é maior na sexta-feira

A nebulosidade diminui muito sobre o estado de São Paulo e o sol já volta a predominar nesta quinta-feira.

 

A madrugada de sexta-feira, 30 de julho, será extremamente fria em todo o estado, com a combinação do céu sem nuvens e do ar frio de origem polar muito forte. Será o pico do frio em São Paulo, dentro do períodos de atuação desta massa de ar polar.

 

A falta de nuvens durante a noite vai acentuar o resfriamento noturno fazendo com que as temperaturas fiquem ainda mais baixas.

 

É por isso que o risco de geada na madrugada e amanhecer da sexta-feira, 30 de julho é muito elevado em todas as regiões do estado de São Paulo, exceto no litoral. Pode gear com moderada a forte intensidade aumentando os prejuízos para a agricultura, que já sofreu com a geada na semana passada.

 

O risco de geada na sexta, 30 de julho, é maior também na região da Grande São Paulo 30.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias