Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muitas nuvens e pouca chuva sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por André C.

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por André C.

 

Nebulosidade no Brasil

Uma grande  quantidade de nuvens se espalha sobre o Sul,  o Sudeste e o centro-oeste do Brasil.  Porém,  a maior parte desta nebulosidade é formada por nuvens altas e médias que não provocam chuva.  Estas nuvens são geradas a partir de fortes ventos em altos e médios níveis da atmosfera

 

O ar seco predomina sobre o Brasil e dificulta o crescimento de nuvens carregadas As grandes nuvens de chuva se formam no extremo norte do Brasil e pelo litoral do Nordeste onde ocorre acúmulo de umidade. 

 

Previsão do tempo para 05/08/2021 ‌- quinta-feira

 

Quase todo o Brasil continua sem chuva nesta quinta-feira. Mesmo sem chuva, a maioria das áreas do Sul , do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil terá um dia com períodos de sol e muita nebulosidade.

 

 

Curiosidade

 

Por causa da presença das nuvens altas e médias sobre essas regiões, alguns fenômenos ópticos muito bonitos poderão surgir nesta quinta-feira. A qualquer momento do dia poderá surgir uma irisação, que são manchas coloridas com as cores do arco-íris que podem se formar sobre as nuvens. Entre o fim da manhã e o começo da tarde poderá surgir o halo solar. Este fenômeno se assemelha a um grande círculo colorido com parte das cores do arco-íris ao redor do sol.

 

 

As capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte e Campo Grande passam o dia com muitas nuvens o dia todo, mas não há previsão de chuva.

 

 

Quinta-feira com pancadas de chuva e períodos de sol no litoral norte do RJ e no litoral do ES.

 

Todo o litoral, o Agreste e a Zona da Mata no leste do Nordeste terão pancadas de chuva e períodos com sol.

 

O dia fica chuvoso no litoral de Pernambuco. O litoral do Ceará e do Piauí terá pancadas de chuva com períodos de sol. O litoral do Maranhão pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite.

 

 

Dia com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, no norte, centro e leste do AM, AP, oeste e norte do PA e no litoral do MA. Em RR, dia com muitas nuvens e várias pancadas de chuva, que ocorrem a qualquer hora.

 

Sol e pancadas de chuva no litoral do PI e do CE e em todo o leste do Nordeste, no RN ao sul da BA. Na região do litoral da BA, do litoral, Agreste e Zona da Mata de AL e PE, a chuva é mais persistente.

 

 

Alertas meteorológicos para 05/08/2021 ‌

 

 

Alerta para chuva volumosa no litoral de PE

 

Atenção para chuva moderada e frequente no litoral de AL e da BA.

 

Atenção para  chuva moderada a forte, com raios no extremo norte do AM, em RR,  no centro-norte do AP e noroeste do PA.

 

Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 11% e 20% no sudeste do PA, no centro-oeste do TO e de GO, no centro, sul, oeste e leste de MT, no centro, oeste e norte de MS.

 

Atenção para o ar seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30% o  oeste e norte de SP, sul e leste de MS, no centro-oeste de MG, oeste da BA, centro-sul e oeste do PI, centro-sul do MA, sul do PA, em RO, norte de MT, AC e sul do AM

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias