Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Até onde vai esse frio: La Niña, o retorno

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por


Os principais centros de monitoramento do Clima global apontam para uma retomada do resfriamento do Pacífico Equatorial central e leste nos próximos meses. A previsão é de desenvolvimento de um novo episódio de La Niña no decorrer da primavera de 2021 e que terá influência também no verão 2021/2022. Se a previsão se confirmar, serão dois verões consecutivos sob influência de um La Niña, pois o verão 2020/2021 foi dominado por este fenômeno.


As consequências climáticas deste retorno do fenômeno La Niña não são muito animadoras, pois algumas situações que já estão ruins vão continuar ruins e podem até piorar. Foi por causa do La Niña que o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul tiveram menos chuva do que o normal. Por outro lado, foi a La Niña que deu chuva demais para a bacia amazônica e fez o rio Negro estabelecer um novo recorde histórico de cheia, alcançando a marca de 30 metros


Já podemos dizer que estamos em La Niña? Se não, quando o fenômeno se estabelece de fato? Como esta situação oceânica altera a previsão do clima no Brasil em agosto de 2021? A projeção inicial era de um mês atípico em relação à chuva. A tendência inicial era de chuva acima da média em muitas áreas onde normalmente o mês é muito seco.


Depois de três fortes ondas de frio em cerca de 1 mês, entre o fim de junho e o fim de julho, havia expectativa de uma grande e forte onda de frio para agosto. O frio está confirmado para agosto? Com a perspectiva de La Niña na primavera de 2021, essas ondas de frio poderiam se prolongar para setembro e outubro?  O que se poderia dizer do início do período chuvoso de 2021, já que agora a ideia é de ter uma primavera com La Niña?

 

Todas estas questões e também relação da oscilação Antártica com o frio de julho de 2021 estão neste novo episódio do podcast O Clima entre Nós, em que Josélia Pegorim conversa com Filipe Pungirum, da equipe e previsão climática da Climatempo.

 

Você encontra outros episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e no Youtube, sempre com temas que relacionam a Meteorologia com as mais variadas atividades humana e a vida no planeta.

 

Boa escuta!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias